BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Biólogos portugueses desenvolvem metodologia identificação

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    20042010

    Biólogos portugueses desenvolvem metodologia identificação Empty Biólogos portugueses desenvolvem metodologia identificação

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=18349&bl=1

    Biólogos portugueses desenvolvem nova metodologia para a identificação de fontes de poluição atmosférica

    Usando líquenes como bioindicadores, os cientistas conseguiram estabelecer um perfil de determinado tipo de poluentes atmosféricos – PAHs – que permite distinguir fontes de poluição urbana de fontes de poluição industrial com grande precisão espacial.

    Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) são poluentes atmosféricos, tendo 16 dos 100 compostos até agora identificados sido classificados como prioritários devido ao seu carácter cancerígeno e mutagénico.

    Sendo produzidos por diferentes fontes de poluição é frequentemente difícil definir “quem polui o quê” de forma a atribuir responsabilidades. No entanto, cientistas do Centro de Biologia Ambiental, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desenvolveram uma metodologia que pode contribuir para resolver esta questão.

    Os biólogos liderados por Cristina Branquinho analisaram os PAHs armazenados nos líquenes amostrados em diferentes localizações da região urbana e industrial de Sines, onde estão presentes tanto fontes de poluição industriais – indústria petroquímica – como urbanas – as cidades de Sines, Santo André e Santiago do Cacém.

    A investigação conduzida por Sofia Augusto e colegas revelou que os PAHs acumulados em líquenes recolhidos em diferentes locais diferem não só em termos quantitativos como qualitativos.

    Com efeito, os resultados do estudo, recentemente publicados na revista Environmental Science & Technology, revelaram que as fontes de poluição urbana emitem a maior quantidade de PAHs, que são dominados por aqueles que possuem na sua constituição 4 anéis aromáticos, ao passo que as fontes de natureza industrial, responsáveis por concentrações intermédias destes poluentes, apresentam um perfil dominado pelos PAHs de 2 ou 5 a 6 anéis. As amostras recolhidas em zonas florestais, apresentaram a menor concentração de PAHs, dominados pelos que contêm 3 anéis aromáticos.

    Deste modo, os biólogos portugueses desenvolveram uma metodologia que permite obter uma “radiografia” da poluição ambiental usando líquenes, o que permite estudar o seu impacto em diversos componentes do ecossistema e pode ser muito útil em estudos de saúde pública através do cálculo da exposição humana aos PAHs.

    Fonte: Centro de Biologia Ambiental – CI

    Leituras Adicionais

    Poluição atmosférica – origens, efeitos e controlo regulamentar

    A poluição atmosférica é muitas vezes mortal

    Aquecimento nos Himalaias é consequência da poluição

    Poluição: Níveis de Ozono troposférico na UE em 2009 foram dos mais baixos registados desde 1997

    Níveis de poluição atmosférica em Hong Kong registam novo máximo

    Documentos Recomendados

    Avaliação da Qualidade do ar: aplicação a cenários de emissão

    Emissão de NOx na Cidade de São Paulo consequencias e mecanismos de controle
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 23:37