BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    A invisibilidade é agora possível

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    04022011

    A invisibilidade é agora possível Empty A invisibilidade é agora possível

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=30120&bl=1
    A invisibilidade é agora possível


    A invisibilidade é agora possível Invis180


    Estamos ainda longe de atingir a invisibilidade dos filmes de ficção científica, mas a Física já é capaz de ocultar pequenos objectos ao olho humano. O truque que torna isso possível é a polarização da luz num mineral cristalino, a calcite.

    Este dispositivo é o primeiro capaz de ocultar objectos dentro do espectro de luz visível e é o resultado de uma investigação publicada na revista científica “Nature Communications”. Os responsáveis desta descoberta são um grupo de cientistas da Universidade de Birmingham (Inglaterra), liderado por Zhang Shuang, com a ajuda da Universidade Técnica da Dinamarca e a colaboração de Sir John Pendry, do Colégio Imperial de Londres.
    O aparelho que é capaz de fazer desaparecer pequenos objectos, tais como alfinetes ou clipes, é composto por dois cristais de calcite. Uma das propriedades da calcite é a polarização da luz. Quando um raio de luz incide nos cristais, este desdobra-se em dois feixes polarizados em direcções perpendiculares e com velocidades diferentes. Os cientistas colocaram dois prismas de calcite unidos em forma de piramidal na parte superior e usaram ouro para promover a reflexão. Como resultado, os elementos colocados entre os dois painéis da pirâmide desapareceram. Os raios de luz polarizados são refractados e o observador vê o "desaparecimento" dos objectos.
    Desde 2006 que a Física tem feito grandes progressos nesta área de estudo. O sinal de partida foi dado por um grupo de cientistas liderado por Sir John Pendry, que descreveu uma técnica chamada de óptica de transformação, que permite controlar a luz e outras ondas electromagnéticas. A equipa liderada por Zhang continuou à procura da invisibilidade com a ajuda do próprio Pendry, embora o “manto” de invisibilidade requeira ainda mais investigação e desenvolvimento.
    Um dos maiores inconvenientes da nova descoberta de Zhang e seus colegas é que, enquanto o aparelho oculta os objectos, o dispositivo em si é completamente visível. No entanto, o cientista da Universidade de Birmingham explica que talvez se possa cobri-lo de alguma maneira no futuro. Na verdade, os testes de laboratório mostraram que debaixo da água o aparelho passa quase completamente despercebido. Outras limitações do “manto” da invisibilidade é que só funciona com luz polarizada, sobre uma superfície fixa e os cristais de calcite têm que ser muito maiores do que o corpo que pretendem ocultar.
    Os investigadores acreditam que o sucesso alcançado abre a porta para que, em breve, os peritos possam esconder objectos maiores, como componentes militares. Outra aplicação mais mundana, mas possivelmente muito mais popular, pode ser na indústria cosmética. As calcites podem esconder pequenas manchas e imperfeições da pele, segundo indica Zhang Shuang.
    Fonte: www.elmundo.es
    Leituras adicionais:
    Prémio Nobel da Física defende que se deve pintar o mundo de branco para lutar contra o Aquecimento Global
    Nuvens, quando o invisível se revela
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 11:41