BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    “Green Jobs”

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    16022011

    “Green Jobs” Empty “Green Jobs”

    Mensagem por Varicela

    http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=21&cid=30588&bl=1&viewall=true#Go_1
    “Green Jobs”



    A crise transformou a economia sustentável de intenção sempre adiada numa solução inadiável. Neste contexto, o estímulo ao desenvolvimento de bens e serviços ambientais, e em particular ligados à gestão da biodiversidade, torna os empregos verdes numa peça-chave do relançamento da economia.


    A grande crise transformou a economia sustentável de intenção sempre adiada numa solução inadiável. A ideia de que é possível ajudar a resolver a crise económica com o mesmo remédio da crise ambiental, ganhou força e visibilidade nos últimos meses. No cenário global das alterações climáticas, os temas da eficiência energética, das energias renováveis e do controlo e processamento de resíduos são áreas maiores de investimento e criação de emprego e, como tal, das políticas públicas orientadas para a solução da crise.

    As soluções de mercado para as ameaças ambientais associadas à perda de biodiversidade são mais difíceis de equacionar, embora existam na prática problemas de conservação da biodiversidade que são bem resolvidos pelo mercado, pelo que é necessário aprofundar este caminho. O estudo TEEB lançado em 2007 numa reunião do G8, procura aplicar à perda de biodiversidade a mesma lógica que o relatório Stern aplicou às alterações climáticas. O relatório TEEB, a publicar em 2010, visa encontrar os modos de realizar o valor da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Comissão Europeia e os governos da Alemanha e do Reino Unido são os organizadores e financiadores desta iniciativa.

    “Green Jobs” Greenjobs2


    As soluções ligadas ao mercado da biodiversidade não podem ser entendidas como uma desresponsabilização dos poderes públicos. Pelo contrário, o estímulo, construção e regulação destas soluções é algo que não é possível sem o Estado, característica que é bastante evidente nos processos e iniciativas já em curso.

    Em Portugal as iniciativas de estímulo à “economia verde”, incidem principalmente na energia, onde existem objectivos claros, capacidade empresarial, condições naturais favoráveis, resultando tudo isto num evidente sucesso.

    A gestão da biodiversidade tem também condições para estimular o desenvolvimento e o emprego. Uma fracção muito significativa do território nacional passa hoje por uma crise de utilidade, sendo o rendimento das actividades agrícolas e florestais baixo, por vezes quase inexistente. Ao mesmo tempo esta crise de utilização gera riscos ambientais, dos quais o mais conhecido é o risco de incêndio, e custos associados ao controlo desses riscos. As produções agrícolas e florestais tradicionais de grande parte destes territórios não são hoje competitivas pelo que existe uma tendência para o seu abandono.

    Através de uma reorientação de objectivos e estímulos adequados é possível criar valor nestes territórios, porque neles se pode gerir a biodiversidade com impacto positivo. São mais de três milhões de hectares onde é possível aumentar a riqueza e abundância de espécies e habitats com interesse para a conservação. Um programa de investimento privado e público que permita obter efeitos relevantes na conservação da biodiversidade em simultâneo com a criação de produto e emprego permitirá converter a fraqueza da baixa produtividade agrícola e florestal na força de um território qualificado pela conservação da natureza, com novas alternativas para a criação de valor.

    “Green Jobs” Greenjobs8



    É necessário investimento e trabalho para qualificar os territórios através da biodiversidade. É necessário investir em actividades agrícolas, florestais e turísticas de que promovam os valores naturais, é necessário verificar e seguir o estado desses valores, porque a regra essencial é conservar a biodiversidade. É preciso qualificar e certificar a gestão e os produtos agrícolas e florestais, é preciso investir no turismo e em marketing para conceber e distribuir os novos produtos a ele associados. Este programa de investimento poderá ter uma dimensão muito relevante, da ordem das dezenas de milhares de milhões de euros e prolongar-se por várias décadas, contribuindo para o crescimento e o emprego nas regiões de Portugal onde ele é mormente necessário.





    Nas últimas décadas foi possível criar e manter o Sistema Nacional de Áreas Protegidas e a Rede Natura 2000. É um bom legado que nos deixam as políticas de conservação com ênfase no ordenamento do território e não na sua gestão. Estas políticas responderam a ameaças que eram principalmente de destruição ou sobre - utilização de recursos naturais. Embora essas ameaças ainda existam, predominam agora outras, associadas ao não uso e ao abandono e é por isso necessário promover a conservação através da gestão. Por isso também é necessário mudar as políticas, ou em certos casos, apenas adaptar políticas Europeias que são virtuosas e que não expressam completamente essa virtude em Portugal.

    “Green Jobs” Greenjobs1



    Essa mudança ou adaptação é particularmente necessária na política de desenvolvimento rural e conservação da biodiversidade, na legislação de impacto e responsabilidade ambiental e na política florestal.

    Em ano de eleições seria um excelente sinal se esta questão fosse incluída e serenamente discutida para além das frases de efeito e declarações genéricas de princípios genéricos. Serão os deputados ao Parlamento Europeu que discutirão as perspectivas financeiras 2014-2020, o futuro da política de desenvolvimento rural na Europa, o financiamento da Rede Natura 2000 ou os mecanismos de estímulo a integração da conservação da natureza na actividade empresarial. Os autarcas que agem localmente e têm uma particular responsabilidade no ordenamento do território e no desenvolvimento serão sempre uma parte importante de qualquer programa de requalificação do território, inclusivamente na sua condição de proprietários e gestores.

    Nas eleições legislativas será importante conhecer com clareza as opções e propostas dos concorrentes. A integração do desenvolvimento rural com a conservação da biodiversidade, é uma perda de dinheiro ineficiente ou pode ser um factor de desenvolvimento e criação de emprego? Se sim, como? Tutela conjunta da conservação da biodiversidade, floresta e desenvolvimento rural, sim ou não? Qual o modo de estimular o investimento privado na gestão da biodiversidade? Qual é a hierarquia dos temas de conservação da biodiversidade, qual a prioridade na aplicação dos recursos?

    “Green Jobs” Greenjobs9



    Os Green jobs são parte do programa de relançamento da economia dos Estados Unidos. A expressão refere-se à criação de emprego na área da energia, dos resíduos e da água, e nas áreas tecnológicas com impacto no ambiente.

    O valor relativo das actividades associadas à gestão da biodiversidade é potencialmente muito maior em Portugal do que nos Estados Unidos. Em Portugal o turismo é muito importante e a sua oferta tem de ser diversificada e é muito elevada a importância relativa do território a valorizar pela gestão da biodiversidade. Por isso o nosso perfil de “empregos verdes” pode e deve incorporar uma componente verdadeiramente verde, o verde dos nossos campos e matas, que muito desleixadamente temos vindo a esquecer.

    www.erena.pt


    Documentos Recomendados

    Economia da conservação da natureza: sobre a necessidade de uma abordagem económica à constituição e gestão das áreas protegidas Portuguesas

    Sustainable Investments for Conservation - The Business Case for Biodiversity
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 09:45