BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Peixe-bruxa alimenta-se (também) através da pele

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
07032011

Peixe-bruxa alimenta-se (também) através da pele

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=31492&bl=1.
Peixe-bruxa alimenta-se (também) através da pele





Esta espécie ingere alimento através da cavidade bucal rodeada de tentáculos mas, em alternativa, invade os corpos de animais em decomposição e absorve os seus nutrientes através da pele.


Cientistas neo-zelandeses publicaram recentemente online na revista Proceedings of the Royal Society B. os resultados de um estudo que indica que os peixes-bruxa, também conhecidos como mixinas, podem constituir uma forma de transição entre os invertebrados como as minhocas aquáticas e os peixes modernos.

As mixinas constituem uma classe de peixes sem mandíbulas que se assemelham a enguias que se sabia alimentarem-se de corpos em decomposição ingerindo o alimento através da cavidade bucal como acontece com os peixes modernos (ósseos e cartilagíneos).

Agora, os cientistas da Universidadede Canterbury (Christchurch), descobriram que estee animais, também se alimentam absorvendo os nutrientes através da pele, à semelhança do que acontece com os invertebrados marinhos, invadindo para tal os cadáveres de lhes proporcionam alimento, um comportamento nunca antes observado noutro animal que não um invertebrado.

Os investigadores descobriram-no através da realização de uma experiência em que colocaram um pedaço de pele de mixina num frasco introduzindo uma solução de água tipo-marinha e com corantes alimentares de um lado e, do outro, uma solução simulando o interior do corpo destes animais.

Após várias horas, observou-se que os aminoácidos e açúcares radioactivos dissolvidos na água “marinha” apareceram na pele indiciando a sua absorção a partir do meio. No entanto, o mesmo não se verificou com os corantes alimentares, o que sugere que a pele das mixinas é selectiva no tipo de detritos alimentares que absorve.

Visto que as mixinas são consideradas descendentes dos precursores dos vertebrados, os autores do estudo afirmam que a descoberta pode dar indicações sobre a evolução de certas características neste grupo, nomeadamente no que diz respeito ao intestino que é quem tem a função de absorver os nutrientes dos alimentos nos animais mais complexos.

Fonte: news.sciencemag.org

Leituras Adicionais

Pepinos do mar – um legume ou um animal?

Fauna das Profundidades Marinhas

As Surpreendentes Fontes Hidrotermais

Documentos Recomendados

Is evolution Darwinian or_and Lamarckian

Para lá da superfície
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:06