BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Telemóveis estão a matar as abelhas

Compartilhe
avatar
Forda 3 CV

Número de Mensagens : 2216
16052011

Telemóveis estão a matar as abelhas

Mensagem por Forda 3 CV

Ondas emitidas pelos aparelhos afectam sentido de orientação


População de abelhas está a diminuir

Investigadores da Suíça revelaram, num estudo publicado na revista “Apidologie”, que as micro-ondas emitidas pelos telemóveis têm afectado o sentido de orientação das abelhas e são responsáveis pela queda repentina da população mundial destes insectos.

Para verificar esta situação, a equipa de cientistas colocou telemóveis em várias colmeias sob condições controladas e, em 83 experiências, registou a reacção das abelhas quando o aparelho estava desligado, em stand by ou a realizar uma chamada.

De acordo com o estudo, o zumbido produzido pelos insectos aumentou mais de dez vezes quando se recebia uma chamada, voltando depois ao normal quando o aparelho era desligado ou colocado em stand by.
Daniel Favre, cientista que liderou esta investigação, referiu que este estudo permitiu esclarecer que as ondas produzidas pelos telemóveis “irritam” as abelhas. “Elas emitem um sinal para evacuar a colmeia, mas ficam tão confusas que muitas morrem ao voar”, explicou.

Este trabalho não é o primeiro a relacionar telemóveis e a morte de abelhas. Em 2008, um investigador alemão descobriu que os insectos recusavam-se a voltar à colmeia quando estes aparelhos eram colocados à volta da estrutura, sendo que acabavam por desorientar-se e morrer.

Em Março de 2010 um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) também alertou para a queda repentina na população de abelhas, que está a ser provocada por uma “tempestade de perigos e ameaças”. Cientistas já identificaram mais de dez factores de risco para estes insectos que vão desde a utilização de agro-químicos à perda de flores endémicas.
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

avatar

Mensagem em Seg 16 Maio 2011, 19:14 por GripÁ

E com os pombos deve ser a mesma coisa, os bichos andam loucos!

    Data/hora atual: Ter 24 Out 2017, 06:43