BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


3 participantes

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Seg 27 Jan 2014, 23:57

    Esta pergunta vai ser meio confusa, mas vou tentar explicar-me, a minha profª propôs nos um trabalho para dar um exemplo de uma relação meio/característica e relacionar com o a teoria de Darwin, o que não parece de todo complicado.No entanto fiquei confuso com os exemplos que de seguida a profª usou:
    -1º EX: Encher uma mesa de bolas de papel de diferentes cores, e tentar juntar com os indicadores no menor tempo possivel, sendo que o individuo experimentado daria preferência às cores que contrastassem com a cor da mesa.
    -2º EX:A estrutura do avião e o porque da aptidão deste para voar.
    Conseguem perceber/explicar-me?Não a parte teórica da teoria de Darwin, mas a ligação entre os exemplos e estas, porque qnd a foi nos proposto o trabalho pensei que seria tão simples como falar por exemplo nas girafas (mais altas) que estava mais aptas a det. ambiente, etc,etc; no entanto os exemplos confundiram-me

    Uma das condições é que na apresentação do trabalho não se pode usar nenhum dos exemplos acima.
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Seg 27 Jan 2014, 23:57

    Se for relevante, 11º ano bio.
    E vale a pena mencionar que as palavras são minhas, acho que ouvi algo semelhante a isso, posso estar a falhar alguma parte, mas se souberem algum tipo de exercicio/proposta semelhante mas não igual, provavelmente transmiti mal, mas em principio está tudo certo.
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por Exaurido Ter 28 Jan 2014, 04:56

    deixa-me ver se percebi os exemplos:
    o cenas das bolas de várias cores na mesa e depois juntar todas as bolas da mesma cor, é isso?
    claro que as que se reparam mais facilmente são as contrastam mais com a mesa, e por isso reparas mais nelas, e as juntas mais rapidamente que as que têm cores mais parecidas com a mesa.
    Aqui digo-te isto: camuflagem

    o do avião tem claramente a ver com aerodinâmica.
    um carro não consegue voar porque não tem aerodinâmica para isso, o ar passa por ele de forma a prende-lo mais ao chão. O avião é ao contrário, está construído de forma a que o ar ajude a sair do chão

    se quiseres exemplos da natureza, opa... só te digo para ir aos teus manuais.
    E se estás neste forum, é porque tens net, e apenas tens de procurar exemplos..

    Se quiseres exemplos fora da natureza, também basta pensares um bocado...
    A mim parece-me que apenas estás a ser preguiçoso/a e esperas que aqui alguém faça parte do trabalho por ti.
    Mas como já são quase 5h da manhã, fico-me por só por te perguntar mais isto:
    Já alguma vez viste alguém a cozinhar num frigorífico?
    GripÁ
    GripÁ


    Número de Mensagens : 1504

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por GripÁ Ter 28 Jan 2014, 18:54

    o que é que se passa com os profs de agora??? inventam cada uma
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Ter 28 Jan 2014, 21:01

    Exaurido escreveu:deixa-me ver se percebi os exemplos:
    o cenas das bolas de várias cores na mesa e depois juntar todas as bolas da mesma cor, é isso?
    claro que as que se reparam mais facilmente são as contrastam mais com a mesa, e por isso reparas mais nelas, e as juntas mais rapidamente que as que têm cores mais parecidas com a mesa.
    Aqui digo-te isto: camuflagem

    o do avião tem claramente a ver com aerodinâmica.
    um carro não consegue voar porque não tem aerodinâmica para isso, o ar passa por ele de forma a prende-lo mais ao chão. O avião é ao contrário, está construído de forma a que o ar ajude a sair do chão

    se quiseres exemplos da natureza, opa... só te digo para ir aos teus manuais.
    E se estás neste forum, é porque tens net, e apenas tens de procurar exemplos..

    Se quiseres exemplos fora da natureza, também basta pensares um bocado...
    A mim parece-me que apenas estás a ser preguiçoso/a e esperas que aqui alguém faça parte do trabalho por ti.
    Mas como já são quase 5h da manhã, fico-me por só por te perguntar mais isto:
    Já alguma vez viste alguém a cozinhar num frigorífico?
    A primeira é camuflagem sem dúvida, a segunda também já percebi, no entanto não é preguiça não, é suposto no trabalho dar um exemplo prático durante a aula, como os dos exemplos acima, ou seja, de certa forma tem que ser uma analogia e não um exemplo concreto acho...Portanto puxa mais pela criatividade em si, não creio que vá encontrar em livros..
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Ter 28 Jan 2014, 21:13

    GripÁ escreveu:o que é que se passa com os profs de agora??? inventam cada uma
    Concordo, cortam-lhes os salários e eles cortam-nos a cabeça...
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por Exaurido Ter 28 Jan 2014, 23:11

    se querer analogias, então pergunta ao teu prof porque é que ele não cozinha num frigorífico, ou deixa os congelados no forno XD
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Qua 29 Jan 2014, 15:00

    Exaurido escreveu:se querer analogias, então pergunta ao teu prof porque é que ele não cozinha num frigorífico, ou deixa os congelados no forno XD
    A necessidade de criar instrumentos pelo Homem?De qualquer forma, acho que não é bem o que queria, porque não estou a ver uma forma de criar um exemplo prático, ou não percebi o exemplo de todo...
    De qualquer forma, estava a pensar, e lembrei-me daquela areia mágica dos putos, não faço ideia da composição daquilo, mas lembrei-me das membranas fosfolipídicas com as cabeças hidrofóbicas, tenho que tentar encontrar algum exemplo de bactérias ou seres vivos hidrofóbicos se é que existem, ou senão, relaciono somente com a adaptação a diferentes meios.
    avatar
    asdasda


    Número de Mensagens : 8

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por asdasda Qua 29 Jan 2014, 15:00

    Exaurido escreveu:se querer analogias, então pergunta ao teu prof porque é que ele não cozinha num frigorífico, ou deixa os congelados no forno XD
    A necessidade de criar instrumentos pelo Homem?De qualquer forma, acho que não é bem o que queria, porque não estou a ver uma forma de criar um exemplo prático, ou não percebi o exemplo de todo...
    De qualquer forma, estava a pensar, e lembrei-me daquela areia mágica dos putos, não faço ideia da composição daquilo, mas lembrei-me das membranas fosfolipídicas com as cabeças hidrofóbicas, tenho que tentar encontrar algum exemplo de bactérias ou seres vivos hidrofóbicos se é que existem, ou senão, relaciono somente com a adaptação a diferentes meios.
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por Exaurido Qui 30 Jan 2014, 00:03

    não jovem XD
    cozinhas coisas num forno em vez de um frigorífico por eles estão mais aptos para isso
    e conservas coisas num frigorifico pela mesma razão XD
    da mesma forma que pernas são feitas para andar, e não voar, e vice-versa
    características que são mais aptas para determinadas funções e dão vantagens biológicas, etc etc etc

    Conteúdo patrocinado


    Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres   Empty Re: Trabalho - Evolucionismo, relação meio/caracteres

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 13:53