BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    22052009

    22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica Empty 22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade Biológica

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=3303&bl=1

    22 de Maio – Dia Internacional da Diversidade BiológicaFilipa Alves (22-05-2009) Email Imprimir Texto A A A Criado em 1993 pelas Nações Unidas, o Dia Internacional da Diversidade Biológica visa chamar a atenção para a importância da conservação da biodiversidade, convidando em 2009 à reflexão sobre os efeitos nocivos das espécies exóticas invasoras.

    As Nações Unidas proclamaram do dia 22 de Maio como o Dia Internacional da Diversidade Biológica com o intuito de promover a consciencialização da sociedade relativamente aos problemas que a biodiversidade enfrenta actualmente.

    Quando criada em 1993 e nos anos que se seguiram a ocasião celebrou-se a 29 de Dezembro, dia da entrada em vigor da Convenção sobre a Diversidade Biológica em 1993. No entanto, no ano 2000 a Assembleia Geral das Nações Unidas alterou a data de celebração para 22 de Maio, data em que o texto da convenção foi aprovado em 1992. Isto deveu-se, em parte, à impraticabilidade da data original, coincidindo com o período festivo do fim do ano, o que dificultava a organização das celebrações.

    Depois de em 2007 o dia ter sido dedicado ao tema da Biodiversidade e Alterações Climáticas e de em 2008 ter sido focada a relação entre a Biodiversidade e a Agricultura, em 2009 o dia 22 de Maio convida à reflexão sobre as espécies exóticas invasoras e os seus efeitos nocivos sobre a Biodiversidade (saiba mais sobre o tema em www.cbd.int/idb/2009).

    Para celebrar a data em Portugal o ICNB e a FAPAS associaram-se para orientar várias actividades lúdico-pedagógicas sob a temática das Espécies Exóticas Invasoras na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto em que participarão cerca de 200 alunos (mais informações).

    Documentos Recomendados

    Plantas invasoras em Portugal – fichas para identificação e controlo

    A database of schemes that prioritize sites and species based on their conservation value: focusing business on biodiversity

    Naturlink ©️ 2009

    Produção: Erena, Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, Lda
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 11:59