BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Instituto Ricardo Jorge só tem um segurança desarmado

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25052009

    Instituto Ricardo Jorge só tem um segurança desarmado Empty Instituto Ricardo Jorge só tem um segurança desarmado

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1243304

    Potenciais armas biológicas no Instituto
    Instituto Ricardo Jorge só tem um segurança desarmado
    por Sandra Moutinho

    A segurança do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, ao qual chegam diariamente amostras de produtos biológicos, algumas das quais potenciais armas biológicas, limita-se à presença de um profissional desarmado. O presidente da instituição reconhece que "é pouco".

    Vírus e bactérias, bacilos e outros produtos biológicos são analisados neste instituto, que é "o braço armado da saúde pública em Portugal", como disse à Agência Lusa o seu presidente, Pereira Miguel.

    "Há constantemente produtos que chegam com suspeitas e que têm de ser aqui processados", adiantou.

    Segundo Pereira Miguel, "por vezes há situações de muita gravidade e suspeita, como de bioterrorismo, que passam por aqui".

    "A maior parte das vezes são quase partidas de Carnaval, mas quando essas partidas envolvem embaixadas ou outros serviços, onde a suspeição pode ser elevada, esses produtos vêm aqui parar", acrescentou.

    Apesar de os laboratórios de nível de segurança mais elevados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) obrigarem a códigos de acesso, há fragilidades em matéria de segurança, reconhece Pereira Miguel.

    "Temos segurança 24 horas por dia [garantida por um profissional de uma empresa privada] e alguns mecanismos internos de controlo no acesso às zonas onde estão esses produtos [perigosos], mas é obvio que tenho de reconhecer que o INSA devia ter mais segurança", afirmou.

    O especialista em saúde pública acrescentou que há institutos semelhantes ao INSA que têm "mais segurança" e outros que "têm menos".

    "Visito muitas vezes outros institutos que apresentam barreiras muito mais importantes para se entrar, como cartões magnéticos para impedir o acesso de pessoas a determinadas áreas", acrescentou.

    Pereira Miguel alerta para o facto de o INSA estar localizado junto a um grande estádio de futebol, sendo, nos dias e noites de jogo, "invadido" por adeptos.

    Nesses dias, prosseguiu, "os carros são estacionados quase dentro do edifício, o que não é uma situação adequada para este tipo de instituição", lamentou.

    Segundo Pereira Miguel, o conselho directivo do INSA tem "reflectido" sobre esta situação e tem "propostas" que irá apresentar à tutela.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 09 maio 2024, 18:54