BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25032010

    Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1 Empty Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1525604&seccao=Sa%FAde

    Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1

    Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM), Lisboa, mostraram como determinados medicamentos antivirais inibem a entrada do vírus VIH-1 nos glóbulos vermelhos e brancos humanos, num trabalho que será publicado na revista PLoS ONE.

    Os resultados com estes fármacos - um já aprovado e outro em desenvolvimento para uso clínico - indicam aspectos que devem ser levados em conta quando se concebem e desenvolvem antivirais contra o vírus que provoca a sida.

    Estima-se que diariamente sejam infectadas mais de 15 mil pessoas em todo o mundo, sendo Portugal o país europeu com maior taxa de novas infecções, afirma o comunicado do IMM, que noticia a descoberta.

    Hoje em dia são usados medicamentos que visam manter a carga viral sanguínea em níveis baixos, mas há outras alternativas como os "inibidores de fusão".

    Foi este tipo de fármaco o estudado no IMM, nomeadamente o enfuvirtide e um fármaco de segunda geração chamado T-1249, e que inibiu a fusão das partículas virais com as membranas das células, actuando, assim, antes da entrada do próprio VIH-1.

    "O nosso trabalho vem mostrar que os fármacos de segunda geração podem ter ainda maior eficácia e uma das razões está na maior afinidade que têm para as membranas dos glóbulos vermelhos e dos glóbulos brancos", afirma Pedro Matos, primeiro autor do estudo.

    Para Nuno Santos, Diretor do Unidade de Biomenbranas do IMM e líder da investigação agora publicada, os resultados são "relevantes principalmente para o desenho destas novas drogas, porque vêm mostrar que o mecanismo de acção destas drogas não funciona exactamente como se julgava".
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 16 maio 2024, 23:48