BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    1,3 milhões de euros para projecto de investigador português

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    01042010

    1,3 milhões de euros para projecto de investigador português Empty 1,3 milhões de euros para projecto de investigador português

    Mensagem por Varicela

    http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/tvi24-tecnologia-investigador-projecto-cancro-celulas/1151820-4069.html

    1,3 milhões de euros para projecto de investigador português
    Pretende testar nova explicação para o processo de divisão molecular, que está na base de anomalias muito frequentes em cancros humanos»

    A organização internacional Human Frontier Science Program atribuiu cerca de 1,3 milhões de euros ao projecto proposto por um investigador português que pretende testar uma nova explicação para o processo de divisão celular.

    O projecto em causa é da responsabilidade do consórcio liderado pelo investigador Hélder Maiato do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, avança a Lusa.

    De acordo com um comunicado da Universidade do Porto, o consórcio pretende «testar uma nova explicação para o processo de divisão molecular, processo que está na base de anomalias muito frequentes em cancros humanos».

    Para isso, a equipa vai tomar como alvo o papel da matriz que envolve o fuso mitótico, estrutura que organiza a divisão das células.

    «A matriz do fuso mitótico sempre foi vista como um repositório de materiais celulares no processo de divisão», acrescenta o comunicado da Universidade do Porto.

    Hélder Maiato e os colaboradores «querem provar que tal ideia está errada e que aquela zona nebulosa assume um papel muito mais activo no processo de divisão celular».

    O consórcio, que reúne três equipas do IBMC, do Whitehead Institute, MIT (Estados Unidos) e do German Cancer Research Center (Alemanha), acredita que, caso os testes sejam bem sucedidos, o modelo pode potenciar a regulação da fidelidade da divisão celular, precavendo algumas anomalias associadas ao surgimento de cancro.

    Para Hélder Maiato, a bolsa atribuída pela organização HSFP vem enriquecer um percurso que, apesar de curto, conta já com prémios e trabalhos publicados em revistas da especialidade.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 16 maio 2024, 16:05