BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Universidade do Porto introduz ferramenta detecção de plágio

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    13022012

    Universidade do Porto introduz ferramenta detecção de plágio Empty Universidade do Porto introduz ferramenta detecção de plágio

    Mensagem por Varicela

    http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/internet-plagio-universidade-software-tvi24/1325176-4069.html

    Universidade do Porto introduz ferramenta de detecção de plágio
    A intenção não é punir ninguém, mas sim agir de modo formativo


    A Universidade do Porto começou a utilizar uma ferramenta digital de prevenção de plágio, que permite detectar material reproduzido apoiada em bases de dados internacionais, disse à Lusa, esta segunda-feira, a responsável operacional.

    Como explicou a responsável do departamento de Novas Tecnologias da Universidade do Porto (UP), Isabel Martins, a ferramenta Turnitin «é um software de detecção de originalidade de trabalhos académicos», que permite a integração na plataforma Moodle, utilizada pela UP e por várias outras instituições em Portugal.

    «Os professores devem disponibilizar o trabalho nesse formato aos estudantes, para que eles possam submeter os seus trabalhos e, de uma forma formativa, irem avaliando e comparando com bases de dados já existentes para verificarem se há plágio nos trabalhos que estão a submeter para que [os alunos] possam reformular», afirmou Isabel Martins.

    A UP vai promover uma sessão de divulgação do programa na próxima quarta-feira e explica, no texto publicado na página da universidade, que «não pretende servir a ¿caça¿ ao plágio, mas antes alertar e consciencializar a comunidade académica da UP para os riscos associados àquela prática».

    A universidade fez uma experiência de 30 dias, seguida de uma demonstração por um responsável do programa, o que, depois de pesados os pontos a favor e contra, levou ao licenciamento da ferramenta por um ano «para ver qual será a reacção da comunidade académica», disse Isabel Martins.

    A responsável do departamento de Novas Tecnologias salientou que não pretendem fazer com que seja punitiva, mas sim de uso formativo.O Turnitin não funciona por defeito, sendo necessário que o professor responsável escolha aplicar o software na unidade curricular que lecciona.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 10 maio 2024, 02:57