BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


+5
Romana
Prenha
Bi Memol
sindrome of a down
koczi
9 participantes

    Estudar Biologia

    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 09 Ago 2013, 16:05

    Boas pessoal, o meu problema é o seguinte, eu queria fazer faculdade de biologia na FCUP mas eu nunca dei biologia no secundário pois fiz um daqueles cursos profissionais de informática.
    Eu queria saber se há algum curso do tipo "ano zero" de faculdade ou seja la o que for, que fosse bom para eu começar a estudar, sem ter que estar a aprender sozinho, porque além da biologia também preciso aprender matemática A, acham que é possível aprender ambos até os exames de 2014?
    Já agora, existem residências? Ficaria mais barato que estar a ir para casa de comboio todos os dias?

    Desde já obrigado, peço desculpa se fiz muitas perguntas ou se ficou muito confuso xD
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por sindrome of a down Sex 09 Ago 2013, 17:20

    Que eu tenha conhecimento não existe disso, pelo menos na fcup. 
    Acho que o melhor passa por aprenderes por ti próprio a biologia do secundário, dar-te-a experiência de auto-didatismo, o que na minha opinião é fundamental a nível do ensino superior.
    Matemática A é um pouco mais difícil de aprenderes por ti próprio, mas se não trabalhares durante o próximo ano, vê se te é possível inscreveres-te numa secundária e assistires as aulas de matemática dos anos todos se possivel. 
    Existem, e até têm boas condições, mas o mais barato ou não depende se tens ou não bolsa, e de onde moras
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 09 Ago 2013, 19:42

    Em primeiro lugar, obrigado pela resposta .

    Em segundo, ter bolsa influencia nas residencias? 
    O que a bolsa engloba e o que tenho de fazer para conseguir adquirir uma bolsa?
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por sindrome of a down Sex 09 Ago 2013, 20:01

    Sim, têm uma grande influência, pois se tiveres bolsa, mesmo sendo a mínima, tens prioridade para a obtenção de vaga nas residências, mas se morares muito próximo do Porto as vezes podem por reservas a conceder-te o lugar. 
    Além disso tendo bolsa, e caso fiques alojado numa residência, ou caso não tenhas vaga numa casa particular com recibos de renda, tens direito a complemento de alojamento, que são cerca de 73€ caso fiques na residência ou 135€ caso não tenhas vaga. 
    Como  a mensalidade da residência são cerca de 100€, ficas a pagar cerca de 30€ do teu bolso, isso se só tiveres a bolsa mínima, se não tens quase tudo pago, ou ficas mesmo com dinheiro excedente. 
    Tens aqui um simulador http://www.dges.mec.pt/simulador/ que te diz mais ou menos quanto podes receber de bolsa, e se estás dentro dos critérios de atribuição.   
    A candidatura a bolsa é feita até 30 de setembro do ano em que te candidatas, e é feita online no site da dges.
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 09 Ago 2013, 20:48

    Obrigado pela resposta rápida, pelos detalhes e também pelo simulador foi uma grande ajuda Smile
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Bi Memol Sex 09 Ago 2013, 21:15

    grande, sindrome, a dar respostas prontas e acertadas desde 2013
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por sindrome of a down Sáb 10 Ago 2013, 01:07

    koczi escreveu:Obrigado pela resposta rápida, pelos detalhes e também pelo simulador foi uma grande ajuda Smile
    De nada, se precisares de saber mais alguma coisa é so perguntares aqui Smile
    Bi Memol escreveu:grande, sindrome, a dar respostas prontas e acertadas desde 2013
     Algum dia tinha de acontecer ahahah
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sáb 10 Ago 2013, 15:53

    Desculpem estar-vos a chatear outra vez mas falei com um colega meu e ele disse-me que ia fazer um CET, (acho que é a tal cena do ano zero de faculdade) que é um curso de 1 ano que quando completado podemos concorrer para a faculdade sem fazer exames. Isso é verdade? é que é meio poh esquisito.
    Prenha
    Prenha


    Número de Mensagens : 2086

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Prenha Dom 11 Ago 2013, 18:32

    Há faculdades que têm tipo o ismai.. e a católica acho que tb tinha.. mas na nossa não há. E aquilo não te dá equivalência a nada, depois desse ano tens de te inscrever na mesma na faculdade no curso que quiseres. E acho que facilita a entrada mas é só se o curso que quiseres for nessa faculdade, sn tens de concorrer normalmente.

    Não conheço nenhuma universidade pública onde haja esse ano 0.
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Seg 12 Ago 2013, 09:17

    Obrigado por me esclareceres essa dúvida.

    Ultima pergunta prometo xD. Imaginemos que consegui uma bolsa, o que tenho de fazer para ficar numa residência?

    Desculpem lá tanta pergunta e obrigado pelas respostas.
    Romana
    Romana


    Número de Mensagens : 20871

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Romana Seg 12 Ago 2013, 11:44

    na altura de te candidatares a bolsa tb te candidatas a uma residencia, ou melhor, tens hipotese disso. É tudo informatizado e automatizado Smile
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Seg 12 Ago 2013, 21:20

    Ok, estou esclarecido. Desculpem lá ter feito tanta pergunta xD e mais uma vez obrigado.
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 06 Dez 2013, 17:01

    Desculpem estar a abrir novamente este tópico mas, recentemente comecei a ter muitas dúvidas em Matemática A e decidi ter explicações, mas o explicador disse-me que para entrar na faculdade para fazer curso de biologia não era preciso Matemática A, é verdade? Ainda dá tempo para estudar só biologia para o exame?

    Obg.Smile
    Bi Memol
    Bi Memol


    Número de Mensagens : 5114

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Bi Memol Sex 06 Dez 2013, 19:53

    Para ingressar no curso não precisas do exame. Pode é ser preciso para acabares o secundário. Não estou familiarizado com situações como a tua, peço desculpa
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 06 Dez 2013, 20:14

    Eu já acabei o secundário, fiz um curso profissional, deixei uns módulos por fazer mas já os acabei paí á 1 ano, já tenho o diploma e tudo. Neste caso só preciso do exame de biologia?
    Letinha Tarraxinha
    Letinha Tarraxinha


    Número de Mensagens : 453

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Letinha Tarraxinha Sex 06 Dez 2013, 20:40

    Se já acabaste o secundário e como para te candidatares a biologia só necessitas do exame de biologia e geologia ou do exame de física e química. Mas tenta te esclarecer melhor, por exemplo na secretária da escola onde pensas fazer o exame. Assim já tens a certeza (:
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 06 Dez 2013, 20:59

    Ok então  obrigado por me esclarecerem, mas já agora, os meus pais é que sempre me matricularam na escola, por isso não sei que papeis preciso e o que tenho de fazer para me matricular, se me pudessem esclarecer neste assunto agradecia.
    sindrome of a down
    sindrome of a down


    Número de Mensagens : 452

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por sindrome of a down Sex 06 Dez 2013, 21:19

    Acho que a legislação acerca do ingresso no ensino superior em caso de cursos profissionais mudou a uns tempos, e são necessários outros exames além da prova de ingresso
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Sex 06 Dez 2013, 22:44

    Pois, eu estive neste site http://area.dge.mec.pt/gge2013/faqA.html e pelo que percebi também vou ter de fazer exame de português  não percebi muito bem, se alguém me souber explicar como é que isto funciona eu agradecia xD.
    GunSeca
    GunSeca


    Número de Mensagens : 996

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por GunSeca Sáb 07 Dez 2013, 23:38

    eu nao estou bem a par da entrada, mas acho que não há nada melhor do que ires à secretaria da escola e esclarecer tudo na hora, ao menos tiras as dúvidas todas e ficas esclarecido... boa sorte Very Happy
    Caga Tacos
    Caga Tacos


    Número de Mensagens : 3133

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Caga Tacos Dom 08 Dez 2013, 10:49

    ya, porque vir a secretaria da faculdade só mesmo se estiver numa de te suicidares loool
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Exaurido Dom 08 Dez 2013, 21:25

    Caga Tacos escreveu:ya, porque vir a secretaria da faculdade só mesmo se estiver numa de te suicidares loool
    mas só se tiveres tempo. porque aquilo vai ser lento e doloroso Laughing
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Seg 09 Dez 2013, 16:06

    lol, a vossa secretaria é tão boa assim?
    Obrigado pelas respostas, eu vou passar na minha antiga escola e pergunto como é que isso funciona. Smile
    Exaurido
    Exaurido


    Número de Mensagens : 9768

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Exaurido Seg 09 Dez 2013, 16:58

    é só porque demora muito tempo e as jovens que la trabalham dizem todas coisas diferentes XD
    avatar
    koczi


    Número de Mensagens : 12

    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por koczi Dom 15 Dez 2013, 02:03

    Boas, fui à escola onde andei e disseram-me que só preciso de fazer o exame que o curso do ensino superior pede desde que tenha o meu curso acabado de secundário acabado.
    Agora a minha dúvida é, depois de fazer o exame o que é que tenho de fazer. É só matricular na faculdade? E que documentos é preciso levar para a matricula etc.
    É que não faço a mínima de como isso funciona xD

    Conteúdo patrocinado


    Estudar Biologia Empty Re: Estudar Biologia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 08:48