[Ordem dos Biologos] Observatório Biologia e Sociedade
Romana- Número de Mensagens : 20871
Encontra-se
a funcionar na sede nacional da Ordem dos Biólogos, desde o
início de Junho de 2003, o Observatório Biologia
e Sociedade.
O
Observatório Biologia e Sociedade pretende criar os
mecanismos e os instrumentos de observação para a
monitorização dos desenvolvimentos da biologia e
da actividade profissional dos biólogos em Portugal e das
relações da biologia com a sociedade portuguesa,
no sentido do estabelecimento de uma plataforma actualizada dos
percursos académicos e profissionais de quem estuda e
trabalha na área da Biologia e das Ciências da
Vida, bem como das representações sociais da
Biologia e das Ciências da Vida em Portugal.
O
Observatório resulta da parceria entre a Ordem dos
Biólogos e o Centro de Investigação e
Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do
Trabalho e da Empresa (CIES/ ISCTE) e conta com o apoio da FCT -
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A
Situação da Biologia em Portugal
A
biologia é uma actividade profissional emergente. Nos
últimos anos, ultrapassou o estatuto de disciplina
científica básica, detido quase desde a sua
origem, transformando-se gradualmente numa disciplina de
aplicação e afirmando as suas
competências em áreas tão diferentes
como o ambiente, a alimentação e a
saúde humana, num quadro de concorrência ou
complementaridade com outras disciplinas.
Em
Portugal existem cerca de 26 cursos de biologia sensu lato no sistema
de ensino superior em instituições
públicas e privadas, do ensino universitário e
politécnico, dos quais apenas 15 são reconhecidos
pelos critérios da Ordem dos Biólogos. Entram
nestes cursos, por ano, cerca de 1300 novos alunos, e nos
últimos 5 anos obtiveram diploma cerca de 500 alunos/ano a
maior parte dos quais licenciados.
No
mercado de trabalho, segundo os Censos de 2001, existem em Portugal
cerca de 9000 diplomados em biologia, dos quais mais de 50%
são professores. Esta situação
justifica-se pela história da disciplina, mas
também pela sua presença nos
currículos do ensino secundário e de muitos
cursos do ensino superior (medicina, outros cursos da saúde,
veterinária, farmácia, química,
agronomia, ambiente, etc.). Tanto nos Censos de 2001, como nas bases de
dados do IEFP, se registam casos de desemprego de diplomados em
biologia, não se conhecendo todavia os contornos deste
desemprego.
Por outro lado, a biologia, enquanto disciplina
científica, tem uma longa tradição de
património científico acumulado e de actividades
de difusão científica e de relacionamento com a
sociedade (designadamente através de
associações, publicações e
museus). Todavia, nesta matéria, o nível de
exigência e responsabilidade pública aumentou
muito, sendo mais frequentes as chamadas de
intervenção em processos de decisão
política, em controvérsias científicas
e no esclarecimento público das questões
éticas e morais que envolvem as actividades de
investigação em biologia.
Âmbitos
de Observação
Sinteticamente, os
âmbitos de estudo do Observatório Biologia e
Sociedade dividem-se em quatro grandes pontos:
- Fluxos de
entrada e saída no sistema de ensino superior: a biologia no
ensino secundário: análise documental e de dados
estatísticos relativos às entradas e
saídas, factores de atractividade, bloqueios e mecanismos de
funcionamento do ensino secundário e de
relação com o ensino superior; a biologia no
sistema de ensino superior: análise curricular e
estatística dos cursos de biologia, entradas e
saídas do sistema de ensino superior,
identificação dos clusters de ensino e de
inserção profissional.
- Actividade
profissional dos biólogos: a situação
profissional dos biólogos nos Censos; a
situação sócio-profissional dos
diplomados em biologia e nas ciências da vida em Portugal,
através da aplicação de um grande
inquérito nacional; as perspectivas de
evolução e desenvolvimento da actividade
profissional em biologia, tendo em conta as dinâmicas de
competição e de complementaridade com outras
disciplinas/profissões.
-
Representações sociais da biologia: os
portugueses, em particular os jovens, e a biologia; a
presença da biologia nos media.-
Condições históricas do
desenvolvimento da biologia em Portugal: os processos e as
instituições; as políticas
públicas nos domínios do ambiente, da
segurança alimentar, da saúde e da
investigação científica.
http://www.ordembiologos.pt/Observatorio.html
|
|
Nenhum comentário