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Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    [Ordem dos Biologos] Observatório Biologia e Sociedade

    Romana
    Romana

    Número de Mensagens : 20871
    10042009

    [Ordem dos Biologos]  Observatório Biologia e Sociedade Empty [Ordem dos Biologos] Observatório Biologia e Sociedade

    Mensagem por Romana

    [Ordem dos Biologos]  Observatório Biologia e Sociedade Observatoriolabel


    Encontra-se
    a funcionar na sede nacional da Ordem dos Biólogos, desde o
    início de Junho de 2003, o Observatório Biologia
    e Sociedade.

    O
    Observatório Biologia e Sociedade pretende criar os
    mecanismos e os instrumentos de observação para a
    monitorização dos desenvolvimentos da biologia e
    da actividade profissional dos biólogos em Portugal e das
    relações da biologia com a sociedade portuguesa,
    no sentido do estabelecimento de uma plataforma actualizada dos
    percursos académicos e profissionais de quem estuda e
    trabalha na área da Biologia e das Ciências da
    Vida, bem como das representações sociais da
    Biologia e das Ciências da Vida em Portugal.

    O
    Observatório resulta da parceria entre a Ordem dos
    Biólogos e o Centro de Investigação e
    Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do
    Trabalho e da Empresa (CIES/ ISCTE) e conta com o apoio da FCT -
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    A
    Situação da Biologia em Portugal
    A
    biologia é uma actividade profissional emergente. Nos
    últimos anos, ultrapassou o estatuto de disciplina
    científica básica, detido quase desde a sua
    origem, transformando-se gradualmente numa disciplina de
    aplicação e afirmando as suas
    competências em áreas tão diferentes
    como o ambiente, a alimentação e a
    saúde humana, num quadro de concorrência ou
    complementaridade com outras disciplinas.


    Em
    Portugal existem cerca de 26 cursos de biologia sensu lato no sistema
    de ensino superior em instituições
    públicas e privadas, do ensino universitário e
    politécnico, dos quais apenas 15 são reconhecidos
    pelos critérios da Ordem dos Biólogos. Entram
    nestes cursos, por ano, cerca de 1300 novos alunos, e nos
    últimos 5 anos obtiveram diploma cerca de 500 alunos/ano a
    maior parte dos quais licenciados.

    No
    mercado de trabalho, segundo os Censos de 2001, existem em Portugal
    cerca de 9000 diplomados em biologia, dos quais mais de 50%
    são professores. Esta situação
    justifica-se pela história da disciplina, mas
    também pela sua presença nos
    currículos do ensino secundário e de muitos
    cursos do ensino superior (medicina, outros cursos da saúde,
    veterinária, farmácia, química,
    agronomia, ambiente, etc.). Tanto nos Censos de 2001, como nas bases de
    dados do IEFP, se registam casos de desemprego de diplomados em
    biologia, não se conhecendo todavia os contornos deste
    desemprego.
    Por outro lado, a biologia, enquanto disciplina
    científica, tem uma longa tradição de
    património científico acumulado e de actividades
    de difusão científica e de relacionamento com a
    sociedade (designadamente através de
    associações, publicações e
    museus). Todavia, nesta matéria, o nível de
    exigência e responsabilidade pública aumentou
    muito, sendo mais frequentes as chamadas de
    intervenção em processos de decisão
    política, em controvérsias científicas
    e no esclarecimento público das questões
    éticas e morais que envolvem as actividades de
    investigação em biologia.

    Âmbitos
    de Observação
    Sinteticamente, os
    âmbitos de estudo do Observatório Biologia e
    Sociedade dividem-se em quatro grandes pontos:
    - Fluxos de
    entrada e saída no sistema de ensino superior: a biologia no
    ensino secundário: análise documental e de dados
    estatísticos relativos às entradas e
    saídas, factores de atractividade, bloqueios e mecanismos de
    funcionamento do ensino secundário e de
    relação com o ensino superior; a biologia no
    sistema de ensino superior: análise curricular e
    estatística dos cursos de biologia, entradas e
    saídas do sistema de ensino superior,
    identificação dos clusters de ensino e de
    inserção profissional.
    - Actividade
    profissional dos biólogos: a situação
    profissional dos biólogos nos Censos; a
    situação sócio-profissional dos
    diplomados em biologia e nas ciências da vida em Portugal,
    através da aplicação de um grande
    inquérito nacional; as perspectivas de
    evolução e desenvolvimento da actividade
    profissional em biologia, tendo em conta as dinâmicas de
    competição e de complementaridade com outras
    disciplinas/profissões.
    -
    Representações sociais da biologia: os
    portugueses, em particular os jovens, e a biologia; a
    presença da biologia nos media.-
    Condições históricas do
    desenvolvimento da biologia em Portugal: os processos e as
    instituições; as políticas
    públicas nos domínios do ambiente, da
    segurança alimentar, da saúde e da
    investigação científica.


    http://www.ordembiologos.pt/Observatorio.html
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