BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Universidade Aveiro quer voluntários para estudar sexualidad

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    21042009

    Universidade Aveiro quer voluntários para estudar sexualidad Empty Universidade Aveiro quer voluntários para estudar sexualidad

    Mensagem por Varicela

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1206678

    Universidade de Aveiro procura voluntários para estudar sexualidade

    Estudo precisa de 100 pessoas, entre os 18 e os 50 anos, metade de cada sexo.

    O único laboratório português de investigação experimental em Sexualidade Humana, o "SexLab" instalado na Universidade de Aveiro, procura voluntários para desenvolver um estudo sobre a saúde sexual.

    O primeiro estudo de investigação experimental, "A saúde sexual da mulher e do homem: contributos para um modelo de compreensão biopsicossocial", deverá ter uma amostra de uma centena de pessoas, entre os 18 e os 50 anos, metade de cada sexo, procurando ser o mais representativa possível da população portuguesa.

    Segundo explicou à Lusa o responsável pelo SexLab, Pedro Nobre, a experimentação consiste em medir as respostas fisiológicas a estímulos sexuais: através de equipamentos que medem a vaso-congestão vaginal na mulher e a erecção do pénis no homem, enquanto são projectadas imagens sugestivas, dentro de um gabinete ou cabine, são registadas no exterior essas informações, além do ritmo cardíaco e respiratório.

    "Garantimos aos voluntários total privacidade e anonimato", sublinha Pedro Nobre, esclarecendo que o primeiro estudo tem por objectivo "descobrir o papel que as variáveis psicológicas, relacionais, biológicas e contextuais assumem na protecção ou vulnerabilidade da saúde sexual de homens e mulheres".

    O SexLab resulta de um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia(FCT), sendo o primeiro do género em Portugal e um dos poucos a nível mundial, permitindo aprofundar conhecimentos e ampliar as possibilidades de intervenção ao nível da saúde e bem-estar sexual, bem como de problemáticas associadas às disfunções sexuais, comportamentos de risco, compulsividade e agressão sexual.

    Aquela unidade laboratorial de investigação em Sexualidade Humana integra a rede internacional SEXLAB e resulta de uma parceria entre o PsyLab da Universidade de Aveiro e o Grupo de Investigação em sexologia do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

    É coordenada por Pedro Nobre, Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra e Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e conta com a colaboração de uma equipa constituída por cinco outros investigadores com experiência clínica e de investigação científica na área da sexologia.

    Instalada no Campus Universitário de Aveiro dispõe de um conjunto de equipamentos que permitem avaliar diferentes aspectos psicofisiológicos associados à resposta sexual nos homens e nas mulheres, bem como de um conjunto de software que permite produzir estímulos diversificados e fazer a leitura de todas as medidas fisiológicas.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 14:42