BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Encontrado fóssil de leopardo com 2 milhões de anos

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    13052009

    Encontrado fóssil de leopardo com 2 milhões de anos Empty Encontrado fóssil de leopardo com 2 milhões de anos

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1229504&seccao=Biosfera

    Arqueologia
    Encontrado fóssil de leopardo com 2 milhões de anos

    Um fóssil de leopardo com dois milhões de anos foi descoberto no Algar da Manga Larga, no Planalto de Santo António, em Porto de Mós, e vai ser entregue no próximo dia 21 de Maio ao Museu Geológico.

    Na sequência de uma acção de reconhecimento promovida pela Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente, um estudo posterior do crânio e outros ossos revelou que se trata de um exemplar de grande felídeo, "presumivelmente" um leopardo.

    A sua comparação com exemplares actuais e do Plistocénico europeu permitiu evidenciar diversas características particulares, relativamente à morfologia do crânio.

    Considerado em "excelente estado de conservação" e sendo "o mais completo dos restos desta espécie" até agora recolhidos em território português e "um dos mais significativos do Plistocénico europeu", o fóssil vai ficar exposto permanentemente no Museu Geológico.

    A colecção de Paleontologia, iniciada há mais de 150 anos, é "seguramente a maior do país", segundo o director do museu, que dá uma "enorme importância" ao exemplar deste felídeo.

    A apresentação pública, pelos professores João Luís Cardoso e Frederico Regala, vai acontecer no dia 21 de Maio, pelas 17h00, no Museu Geológico.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 16:16