BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Diabos-da-tasmânia na lista de animais em perigo

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25052009

    Diabos-da-tasmânia na lista de animais em perigo Empty Diabos-da-tasmânia na lista de animais em perigo

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1242573&seccao=Biosfera

    Austrália
    Diabos-da-tasmânia na lista de animais em perigo
    Ontem

    Cancro facial causou a morte de 70% dos indivíduos desta espécie desde 1996

    O diabo-da-tasmânia, um marsupial do tamanho de uma raposa, foi colocado na lista de animais em perigo na Austrália, por causa de um cancro contagioso que dizimou quase toda a população. A passagem de "vulnerável" para "em perigo" dá a este carnívoro maior protecção na ilha em que vive, indicou o ministro do Ambiente, Peter Garrett. Estes animais não existem na natureza fora da Tasmânia, apesar de muitos jardins zoológicos do país terem programas de reprodução para evitar a extinção total.

    O número de diabos-da-tasmânia diminuiu 70% desde que foi diagnosticado em 1996. A doença é causada pelas mordidelas de animais infectados, sendo que estas fazem parte do estranho ritual de acasalamento da espécie. O cancro provoca enormes tumores faciais que, em última análise, impedem que o animal se alimente, provocando a sua morte à fome.

    As autoridades continuam a investigar a doença, tentando encontrar uma forma de impedir que alastre ainda mais. O Governo destacou mais de 5,6 milhões de euros para os próximos cinco anos para investigação, mas os cientistas dizem que é preciso mais. O líder do programa governamental, Hamish McCallum, espera que a colocação do diabo-da-tasmânia na lista de espécies ameaçadas encoraje empresas e filantropos a investir na sua salvação.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 16:02