BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Mapa genético de homem com 30 mil anos

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    02012010

    Mapa genético de homem com 30 mil anos Empty Mapa genético de homem com 30 mil anos

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1460197

    Mapa genético de homem com 30 mil anos

    Pistas Cientistas alemães e russos conseguiram mapear o ADN extraído de um antigo caçador-recolector europeu de há 30 mil anos, que pode fornecer mais esclarecimento sobre a evolução humana, noticiou ontem a BBC News.

    O indívíduo, conhecido por esqueleto de Markina Gora, foi encontrado em 1954 em Kostenki, Rússia, mas só agora a tecnologia permitiu obter informações rigorosas do seu material genético.

    Estudos anteriores deste tipo foram ineficazes devido à dificuldade de distinguir entre o ADN dos antigos seres humanos e o do homem actual, devido à contaminação dos achados com ADN moderno.

    Para ultrapassar este obstáculo, A equipa liderada por Svante Paabo, do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology de Leipzig (Alemanha), recorreu a uma nova abordagem que permite distinguir determinadas características do ADN antigo, e assim isolá-lo.

    Quando comparados com amostras modernas, os vestígios de ADN antigo são, regra geral, de menor dimensão. E apresentam quebras moleculares e até mutações. Factos que inicialmente constituíram um obstáculo a este tipo de pesquisa, mas que esta equipa aprendeu a usar em seu favor.

    O resultado foi a identificação do esqueleto de Markina Gora como pertencendo ao haplogrupo U2 . Um dos 'ramos' evolucionários na família homo sapiens que, embora raro, está presente em populações modernas da Europa, Ásia e África. O que parece comprovar que estes caçadores do Paleolítico tiveram continuidade nas populações europeias.

    Graças à nova abordagem, os cientistas poderão agora obter informações rigorosas de muitas outras ossadas já descobertas.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 02:09