BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Estudo revela 8% do material genético humano provém de virus

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    08012010

    Estudo revela 8% do material genético humano provém de virus Empty Estudo revela 8% do material genético humano provém de virus

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=13705&bl=1

    Estudo revela que 8% do material genético humano provém de um vírus
    O trabalho agora publicado na Nature explica que se trata de uma característica comum aos humanos e a outros mamíferos e os investigadores especulam que pode estar na origem de doenças psiquiátricas como a esquizofrenia e as perturbações do humor.

    A endogenização é o processo através do qual sequências genéticas de vírus são integradas num cromossoma de células reprodutoras, sendo depois passadas de pais para filhos. Até agora pensava-se que se tratava de um fenómeno exclusivo de um tipo de vírus – os retrovírus – mas um estudo agora publicado na revista Nature revela que 8% do DNA humano provém de uma outra “espécie” de vírus conhecida como bornavírus.

    O bornavírus (BDV) infecta um conjunto de aves e mamíferos, incluindo os humanos, atacando apenas o cérebro porque todo o seu ciclo de vida decorre no interior dos neurónios. Foi precisamente esta especificidade do BDV o que levou os cientistas a procurar vestígios do seu material genético nos 234 genomas que já foram, até à data, sequenciados.

    Os resultados são surpreendentes ao revelar que existe uma grande diversidade de elementos endógenos com afinidade com o bornavírus no genoma de diversos mamíferos, o que leva os cientistas a concluir que a endogenização do BDV foi um fenómeno recorrente ao longo da evolução deste grupo de vertebrados.

    Por outro lado, os cientistas detectaram inserções espontâneas de bornavírus nos cromossomas de células humanas em cultura, o que levou o investigadores a especular que estes elementos podem ter consequências ao nível do funcionamento das células cerebrais.

    Segundo explicou Cédric Feschottem, autor de um artigo-comentário na mesma edição da Nature em que se publicaram os resultados aqui apresentados “Estes dados fornecem uma hipótese passível de testes para a alegada, embora controversa, relação causal entre a infecção por BDV e a esquizofrenia e as perturbações relacionadas com o humor”.

    Fonte: www.sciencedaily.com

    Documentos Recomendados

    A história do DNA: de Aristóteles ao Projeto Genoma

    Nutritional therapies for mental disorders
    Compartilhar este artigo em: reddit

    JN

    Mensagem Sáb 09 Jan 2010, 14:17 por JN

    virus = deus

      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 06:34