BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Sensor resonante acústico chave em testes de detecção cancro

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    22022010

    Sensor resonante acústico chave em testes de detecção cancro Empty Sensor resonante acústico chave em testes de detecção cancro

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=15628&bl=1

    Sensor ressonante acústico pode ser chave para a criação de testes de detecção de cancro de uso doméstico

    O aparelho tem um tamanho inferior ao de um cabelo humano e permite a detecção, nos fluidos corporais, de determinadas de substâncias associadas a certas doenças recorrendo a sistemas micro/nanoelectromecânicos.

    A detecção de doenças como o cancro da próstata ou do peito depende, muito frequentemente, da análise de amostras de tecidos obtidos por meio de biópsias, procedimentos que demoram dias ou até semanas para produzir resultados e que, por isso, têm associados elevados níveis de ansiedade.

    No entanto, um investigador da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, pode ter feito uma descoberta que revolucionará o diagnóstico destas doenças, ao produzir resultados num curto espaço de tempo.

    Jae Kwon criou um sensor ressonante acústico que, através de sistemas micro/nanoelectromecânicos, consegue detectar substâncias associadas a certas doenças em fluidos corporais.

    Dado que estes sistemas têm um diâmetro inferior ao de um cabelo humano não exigem equipamentos complexos de leitura ou análise de dados, podendo ser integrados em sistemas de detecção de doenças de pequena dimensão para uso doméstico.

    O objectivo é, segundo Jae Kwon “ produzir um aparelho que, de forma simples e rápida, diagnostique várias doenças específicas, e que eventualmente possa ser usado (…) para providenciar serviços de cabeceira aos doentes”.

    Fonte: www.gizmag.com

    Leituras Adicionais

    Nanotecnologias – Biosensores e Monitorização Ambiental

    Sensores monitorizam recifes de coral

    Documentos Recomendados

    Molecular Genetic Etiology of Prostate Cancer

    Breast and Colorectal Cancer Screening and Sources of Cancer Information Among Older Women in the United States: Results From the 2003 Health Information National Trends Survey
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 07:54