BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Elefante extinto há 30 mil anos «descoberto» no Alentejo

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    05032010

    Elefante extinto há 30 mil anos «descoberto» no Alentejo Empty Elefante extinto há 30 mil anos «descoberto» no Alentejo

    Mensagem por Varicela

    http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/tvi24-descoberta-elefante-pegadas-paleontologia-vestigios/1144670-4070.html

    Elefante extinto há 30 mil anos «descoberto» no Alentejo
    Uma equipa científica descobriu vestígios destes animais

    Por: Redacção /VG | 05-03-2010 10: 51

    Turistas já podem conhecer bebé elefante México: autocarro choca contra elefante (foto) 123451 voto2 comentários Uma equipa de investigação paleontológica descobriu no litoral alentejano os primeiros vestígios conhecidos na Europa do comportamento social do Elefante Antigo. Esta equipa encontrou trilhos de pegadas destes animais de grande porte extintos há mais de 30 mil anos, escreve a Lusa.

    Durante o estudo, a equipa científica do Geopark Naturtejo descobriu «um conjunto de pegadas de grandes e pequenos mamíferos, entre as quais as de um elefante que existiu na Europa, o Elephas antiguus», explicou o especialista Carlos Neto de Carvalho.

    «É um elefante próximo do elefante asiático e que se extinguiu há pouco mais de 30 mil anos do continente europeu», afirmou.

    Estes trilhos de pegadas permitem aos investigadores conhecer mais sobre a anatomia destes animais e perceber também o tipo de comportamento e de habitats que povoaram imediatamente antes de se extinguirem.

    Os vestígios, encontrados entre a região de Porto Covo e o norte de Vila Nova de Milfontes estão distribuídos por um conjunto de locais, em arribas costeiras desta zona do litoral alentejano.

    «É um aspecto bastante particular que, de todas a regiões em que estudámos as dunas fosseis existentes, apenas neste local tivemos oportunidade de descobrir estas jazidas com pegadas de grandes herbívoros e mais uma vez de Elephas antiguus», salientou o especialista.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 09:06