BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Erupção em glaciar ameaça fundir gelo islandês

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25032010

    Erupção em glaciar ameaça fundir gelo islandês Empty Erupção em glaciar ameaça fundir gelo islandês

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1525124&seccao=Biosfera

    Islândia
    Erupção em glaciar ameaça fundir gelo islandês

    Cientistas temem que actividade do Fimmvorduhals se propague a outro vulcão de maiores dimensões, funda o gelo e cause inundações. 600 pessoas evacuadas.

    A erupção do vulcão Fimmvorduhals, situado no glaciar Eyjafallajoekull, a cerca de 120 quilómetros da capital da Islândia, está a preocupar os cientistas pelo perigo de se a sua actividade se alastrar a outro vulcão, a leste, de maiores dimensões. Cerca de 600 pessoas tiveram de ser evacuadas casas e os voos domésticos encontram-se suspensos.

    O director do Museu Nacional de História Natural, Fernando Barriga, relembra que, "historicamente, o Fimmvorduhals e o Katla têm tido uma actividade quase simultânea". Dado que preocupa as autoridades pois o Katla tem maior poder destrutivo.

    Sendo este um vulcão situado num glaciar, o também geólogo e professor catedrático da Universidade de Lisboa, explica que há o perigo de se propagar para debaixo do glaciar, fundir o gelo e provocar inundações, sobretudo nas zonas a sul.

    Inactivo há quase 200 anos, o alerta de actividade do Fimmvorduhals foi dado por volta da meia noite. Temendo o degelo, as autoridades procederam à evacuação das cerca de 600 pessoas que habitam na região mais próxima e suspenderam todos os voos. De dia as autoridades reavaliaram a actividade vulcânica e, apesar da nuvem de fumo com um quilómetro de altura, acabaram por classificar a erupção de categoria baixa e autorizar os voos internacionais, mantendo apenas suspensos os domésticos.

    Era possível prever a erupção? Fernando Barriga diz que sim e recorda os cerca de três mil micro-sismos que se fizeram sentir na zona nas últimas semanas. "E podem verificar-se pequeníssimas alterações na crosta do vulcão, desnivelamentos do terreno", frisa. Assim, "quando os peritos conseguem analisar bem os dados é possível antecipar a erupção de um vulcão".

    Fernando Barriga recorda que a Islândia se encontra situada na Crista Média Atlântica, uma cordilheira submarina que se estende sob os oceanos Atlântico e Árctico. A mesma onde se situa os Açores. Porém o geólogo defende que no País "não há dados levem a prever a entrada em actividade de algum vulcão".
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 06 maio 2024, 21:39