BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    A hiena ri-se para dizer quem é

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    01042010

    A hiena ri-se para dizer quem é Empty A hiena ri-se para dizer quem é

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1533306&seccao=Biosfera

    Estudo
    A hiena ri-se para dizer quem é

    Porque ri a hiena? A pergunta é antiga e o anedotário de respostas vasto. Mas dois investigadores que estudaram o riso destes animais che-garam à conclusão de que ele encerra informações importantes sobre a idade, o estatuto e a identidade do animal que ri, e que é destinada aos seus pares. Os resultados foram publicados na revista científica BMC Ecology.

    Frédéric Theunissen, da uni-versidade da Cali-fórnia, em Berkeley, e Nicolas Mathevon, da universidade Jean Monet, em St. Etienne (França), gravaram as "gargalhadas" de 26 hienas em cativeiro e perceberam na avaliação das diferenças de tom e de timbre, que elas têm significados na hierarquia social do grupo.

    Os investigadores descobriram que o tom dos risos indica a idade do animal e que variações na frequência dos sons codificam informação sobre o estatuto dominante, ou de subordinado, do animal, e são sobretudo produzidas durante situações em que os animais estão a alimentar-se. "Isto permite às hienas estabelecer entre si direitos ao alimento e organizar as suas actividades nessa situação", afirmou Frédéric Theunissen, citado pela Science Daily.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 13:02