BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    New York Times destaca Portugal como país de excelência

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    09092010

    New York Times destaca Portugal como país de excelência Empty New York Times destaca Portugal como país de excelência

    Mensagem por Varicela

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=183292

    Fundação Champalimaud
    New York Times destaca Portugal como país de excelência na investigação científica
    O The New York Times publicou um artigo em que coloca Portugal nos lugares cimeiros do desenvolvimento científico europeu. Tudo devido à construção do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud que ficará com um lugar de destaque no mapa da luta e tratamento do cancro

    O Centro de Investigação da Fundação Champalimaud, em Lisboa, vai dedicar-se à investigação sobre cancro, assim como terá um programa de pesquisa na área de neuro-ciência.

    «Isto marca uma mudança significativa numa nação de 11 milhões de pessoas sem história liderança no campo da Ciência, e os seus fundadores esperam que esta obra encoraje os cientistas a trabalhar mais na Europa do que nos Estados Unidos», escreve o jornal norte-americano. «Nada foi deixado ao acaso para que este seja um dos centros de pesquisa de topo a nível mundial no que diz respeito a investigação sobre cancro», disse Raghu Kalluri, professor de medicina na Universidade de Harvard e director do centro Champalimaud. «Temos recentemente assistido a pessoas que voltam dos Estados Unidos e não procurar soluções na China e na Índia, mas a mesma coisa pode agora acontecer com Lisboa, porque este local foi concebido para receber pessoas de todo o mundo».

    O mais raro para a Europa é a filantropia por trás deste projecto. António Champalimaud destacou-se na sua capacidade de empresário, mas pouco fez ao longo da vida em termos de solidariedade. Mas quando morreu, em 2004, deixou um quarto da sua fortuna para a investigação médica, com uma pessoa que mal conhecia que ficou encarregue.

    A doação de Champalimaud foi «uma grande surpresa apara todos em Portugal», afirmou Leonor Beleza, escolhida pelo próprio para liderar a fundação. O jornal destaca ainda que, enquanto nos EUA a maioria dos centros de investigação são criados com fundos privados, a maioria dos europeus sobrevive com doações do Estado e das farmacêuticas.

    O centro vai abrir portas a 5 de Outubro, mas só vai funcionar em pleno no próximo ano, com uma capacidade para 500 investigadores, 100 médicos e 300 doentes diariamente.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 17 maio 2024, 05:48