BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Descobertos fungos que convertem formigas em zombies

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
07032011

Descobertos fungos que convertem formigas em zombies

Mensagem por Varicela

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=31491&bl=1
Descobertos fungos que convertem formigas em zombies




Os esporos destes fungos alojam-se na cabeça das formigas onde se desenvolvem e dentro de uma semana, entram num estado semelhante a zombies.

Harry Evans e David Hughes, investigadores da Universidade da Pensilvânia, descobriram quatro novas espécies de fungos do género Ophiocordyceps, na Amazónia. As características destes organismos foram publicadas na revista 'PLoS ONE'.
Estes fungos apresentam uma característica singular na medida que infectam formigas, manipulam o seu comportamento, conduzindo-as para locais específicas para dispersão dos seus esporos e por fim, matam-nas.
Os autores do trabalho mostram que cada uma das quatro espécies está altamente especializada numa espécie de formigas e possui um conjunto de adaptações e diferentes esporos para assegurar a infecção.
As formigas ficam infectadas quando entram em contacto com os esporos libertados pelos fungos. Estes crescem dentro da cabeça da formiga, libertando os esporos para o ar que vão cair no solo ou sobre outras formigas, iniciando-se novo processo. Este estudo é um marco importante pois enfoca uma interacção biológica complexa e desconhecida.
Apesar de sabermos os efeitos nos ecossistemas da perda de biodiversidade, os investigadores desconheciam que parasitas como estes fungos, através de relações complexas com outros organismos, conseguem enfrentar a fragmentação do habitat.

Fonte: www.europapress.es, www.abc.net.au

Leituras adicionais:
As formigas agricultoras

Mutualismo, cooperação ou oportunismo?

Plantas parasitas

Documentos recomendados:
A Floresta e o Ambiente

Os Fungos: a sua vida e como influenciam a nossa...


Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Dom 24 Set 2017, 13:11