BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Português descobre duas novas aranhas

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    12052009

    Português descobre duas novas aranhas Empty Português descobre duas novas aranhas

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1228921&seccao=Biosfera

    Biologia
    Português descobre duas novas aranhas
    por BRUNO ABREU

    Um especialista da Universidade de Coimbra descobriu duas novas espécies de aranhas em Portugal. Após a confirmação feita por uma universidade suíça, o biólogo quer aprender mais sobre as suas utilidades para o ser humano. Mas para isso terá de emigrar, pois afirma não existirem condições no País para se dedicar ao estudo destes animais.

    Chamam-se Tegenaria barrientosi e Parapelecopsis conimbricensis as duas novas espécies de aranhas descobertas em Portugal. O achado foi feito pelo biólogo da Universidade de Coimbra Luís Crespo. Apesar de a descoberta ter sido feito em 2004, só agora chegou a certeza de que estas duas espécies ainda não tinham sido descritas pela ciência.

    Este achado pode abrir caminho para novos estudos sobre a evolução da espécie, cujo conhecimento tem várias utilidades para os seres humanos.

    As duas aranhas chegaram às mãos de Luís Crespo em 2004, depois de uma colega da universidade as ter recolhido como amostra de mestrado. "Analisei a aranha e, em conversa com o meu colega Pedro Cardoso, decidimos envia-la para a Suíça para ter a certeza que era uma espécie nova.", explicou o biólogo ao DN.

    Foi na Universidade de Basileia que a amostra foi analisada pelo especialista Angelo Bolzern. E foi pelas "diferenças no aparelho reprodutor" - algo que demorou a analisar pois há aranhas com sistemas reprodutores semelhantes - chegou-se então à conclusão que se poderiam adicionar mais duas espécies de aranha à lista de 819 que existem no nosso País - contas feitas pelo próprio Luís Crespo - e às cerca de 170 mil de todo o mundo. Isto apesar de ainda só estarem referenciadas 40 mil espécies, como revelou o investigador.

    "As aranhas têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas e podem até ser úteis para a sociedade", refere o investigador que explica que o facto de as aranhas serem pouco sociáveis não deixa as pessoas compreenderem a utilidade que estas podem ter para a espécie humana.

    O biólogo dá alguns exemplos sobre a utilidade desta espécie: "Quando são feitos estudos de impacto ambiental é analisada a quantidade de aranhas existentes, pois elas são bons indicadores biológicos." A seda produzida pelas aranhas também é estudada e o investigador fala mesmo numa "corrida" para se tentar compreender o mecanismo de produção de seda destes animais que é melhor que a dos próprios bichos-da-seda.

    O objectivo destes estudos é sintetizar a seda das aranhas. "Desta forma consegue-se um material mais impermeável, que não apodrece, que é muito resistente e que pode ser utilizado para se fabricar roupa", explica.

    Outra utilidade destes insectos passa por se estudar as suas toxinas: "A análise do veneno das aranhas pode ser usada para se criarem fármacos para as doenças do foro nervoso", conta o biólogo.

    "Ainda nada se sabe acerca do comportamento" das duas novas espécies, a não ser que uma delas - a Tegenaria barrientosi - pertence a uma família de aranhas que constrói teias junto ao solo, onde aguarda pela queda da presa, explicou o especialista.De cor acastanhada, a Tegenaria barrientosi tem um corpo com cerca de sete milímetros, enquanto a Parapelecopsis conimbricensis, de cor escura, mede entre dois a três milímetros. Esta medida é feita sem contar o comprimento das patas
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 11:59