BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Deserto mexicano esconde um 'parque jurássico'

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    25102009

    Deserto mexicano esconde um 'parque jurássico' Empty Deserto mexicano esconde um 'parque jurássico'

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1401008

    Cuatro Ciénegas
    Deserto mexicano esconde um 'parque jurássico'

    Descobertos três mil microrganismos semelhantes aos de há 550 milhões de anos.

    Cientistas mexicanos descobriram no deserto de Cuatro Ciénegas, no Norte do México, perto de três mil microrganismos com características muito semelhantes aos de há 550 milhões de anos, que podem desempenhar um papel-chave no estudo da evolução. Esta espécie de "parque jurássico" das bactérias encontra-se num habitat de quase 400 poças de água, no qual foi mantido um sistema alimentar parecido ao que existiu há milhões de anos.

    "O que vemos são bactérias plenamente vivas e adaptadas, que têm origem nas que há milhões de anos existiram ali, mas não sabemos se são muito ou pouco iguais", disse à BBC Gabriela Olmedo, do Centro de Investigação e Estudos Avançados. "Através do seu estudo podemos entender como foi a origem da vida e a diversidade biológica da Terra", explicou.

    Há milhões de anos, a região noroeste do México estava coberta por água. Ao secar, parte filtrou no subsolo permitindo o nascimento de múltiplos organismos, alguns dos quais ficaram fossilizados. A sua análise também permitirá conhecer mais sobre as mutações que tiveram estas bactérias e que lhes permitiu sobreviver face às mudanças climáticas ou à falta de elementos necessários para viver.

    Os especialistas alertam contudo para o risco de destruição do habitat, que pode impedir um estudo mais alargado destas bactérias.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 14:02