BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Fóssil Monstro Marinho gigante encontrado na costa Jurássica

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    27102009

    Fóssil Monstro Marinho gigante encontrado na costa Jurássica Empty Fóssil Monstro Marinho gigante encontrado na costa Jurássica

    Mensagem por Varicela

    ver foto aqui http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=10727&bl=1

    Fóssil de Monstro Marinho gigante encontrado na costa Jurássica britânica (27-10-09)

    O crânio fossilizado de um pliossauro com 150 milhões de anos tem 2.4m de comprimento e pertenceu a um animal que pode ter atingido os 16m de comprimento, o maior exemplar deste tipo de animal pré-histórico alguma vez encontrado.

    Os pliossauros são um grupo de répteis gigantes aquáticos que dominaram os oceanos na era dos dinossáurios há 150 milhões de anos. Eram animais com pescoço curto e cabeças semelhantes às de um crocodilo dotadas de mandíbulas poderosas e um conjunto de dentes afiados como lâminas. Estes animais eram predadores que se alimentavam de ictiossauros e até de outros plesiossauros.

    Recentemente foi exposto numa derrocada na costa Jurássica britânica um crânio fossilizado de um pliossauro com 2,4m de comprimento, o que significa que o animal a que pertenceu media entre 10m e 16m e pesava entre 7 e 12 toneladas. O achado corresponde assim a um pliossauro dos maiores alguma vez encontrados, competindo com os exemplares de Svalbard e do México que detêm o récorde de dimensão com 15m de comprimento.

    O crânio fossillizado está invulgarmente bem preservado, ao contrário do que acontece na maioria dos casos em que a estrutura está esmagada. Segundo Richard Forrester, um especialista em plesiossauros “O que é fantástico neste novo crânio é que não só é absolutamente gigante, mas também é razoavelmente tridimensional e sem grandes distorções”.

    O fóssil foi encontrado por um coleccionador que o vendeu ao município de Dorset, estando prevista a preparação para exposição no Museu municipal.

    Fonte: news.bbc.co.uk

    Documentos Recomendados

    Extinção e o Registro Fóssil

    Paleontologia - 1º ano de Licenciatura em Geologia
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 18:53