BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Genética das bactérias não sofreu quaisquer mutações

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    07122009

    Genética das bactérias não sofreu quaisquer mutações Empty Genética das bactérias não sofreu quaisquer mutações

    Mensagem por Varicela

    http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1439744&seccao=Biosfera

    Genética das bactérias não sofreu quaisquer mutações
    por HELDER ROBALO05 Dezembro 2009

    No projecto que foi levado a cabo pelo Grupo de Reacção e Análises Químicas (GRAQ), uma das hipóteses para analisar a eficácia do trabalho das bactérias na limpeza de solos contaminados com metais pesados era o recurso a organismos modificados geneticamente. Contudo, os investigadores preferiram usar algumas estirpes naturais que Paolo De Marco utilizara num projecto anterior.

    Segundo este investigador, "a resistência aos metais não foi conseguida de nenhuma forma". "No projecto foram utilizadas bactérias 'minhas', que tinha isolado num projecto anterior", sublinha Paolo De Marco, explicando de seguida que esta resistência "pode fazer-se alterando as bactérias, ou seja, utilizando mutantes e/ou organismos modificados geneticamente". No entanto, a abordagem do grupo "foi utilizar estirpes naturais".

    Neste projecto, salienta, apenas foram feitos enriquecimentos, a partir de amostras de solos ou sedimentos, na presença dos tais metais pesados. "As estirpes que sobreviveram eram as resistentes. É um processo apenas de selecção de características já presentes na natureza", frisa este investigador.

    Em termos de futuro, Paolo De Marco confessa que as perspectivas são "mais complicadas, porque isso vai para além das nossas capacidades de microbiólogos e químicos". "Para isso é preciso colaborar com pessoas que trabalham no campo, como os engenheiros do ambiente." Este investigador espera que isso venha a acontecer no futuro para que as bactérias, e as ideias, sejam postas a funcionar.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 08:13