BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Estudo do IBMC contribui avanço no combate a vírus e tumores

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    19052009

    Estudo do IBMC contribui avanço no combate a vírus e tumores Empty Estudo do IBMC contribui avanço no combate a vírus e tumores

    Mensagem por Varicela

    http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99676&Itemid=337

    Estudo do IBMC contribui para avanços no combate a vírus e tumores
    Escrito por CienciaPT
    18-May-2009
    Foi publicado um artigo no Journal of Immunology, coordenado por uma investigadora do IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), sobre a relação dos linfócitos T CD8+ com células do fígado e uma molécula de sinalização do sistema imunitário, a IL-15. O artigo contribui para uma nova perspectiva sobre a importância da relação entre o fígado e o sistema imunitário.


    Neste estudo in vitro, os investigadores concluíram que, a associação de células do fígado com a molécula IL-15, cria um ambiente favorável à manutenção dos linfócitos. O grupo verificou ainda que, na presença da molécula de sinalização, os linfócitos T CD8+ se modificam e adquirem características de células responsáveis pelo combate a tumores.

    Margareta Correia, investigadora responsável por este estudo, afirma que “a existência de uma percentagem tão elevada no fígado de células T CD8+ modificadas, pode estar relacionado com com uma diferenciação local das células T CD8+ originada pela IL-15”.

    Para a autora do estudo “fica ainda por saber de que forma estas células actuam in vivo e sob condições patológicas”. Acrescenta ainda: “Uma vez que a IL-15 é importante para os linfócitos T CD8+, e estes são importantes para o combate de células tumorais ou infectadas por vírus, alguns investigadores usaram a IL-15 para tentar ajudar a combater tumores”.

    O estudo agora publicado traz uma nova perspectiva sobre os efeitos da molécula IL-15, porque “embora os linfócitos sejam estimulados, também são alterados, passando a expressar outros receptores. Se por um lado, podem aumentar o efeito dos linfócitos, por outro podem inibir”, refere a autora do estudo. Tudo depende das características das células tumorais.

    O fígado possui características imunológicas únicas, porque, ao contrário de outros orgãos sólidos, tem uma população residente de linfócitos T CD8+. Da mesma forma, a molécula IL-15 tem sido associada a um vasto papel no sistema imunitário, principalmente no efeito sobre os linfócitos T CD8+.

    Os investigadores esperam no futuro poder controlar os receptores, e assim ajudar os linfócitos T CD8+ a destruir células tumorais ou infectadas de um modo mais eficaz.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 08:26