BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Genes que permitem ecolocação sofreram mesma mutação

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    27012010

    Genes que permitem ecolocação sofreram mesma mutação Empty Genes que permitem ecolocação sofreram mesma mutação

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=14533&bl=1

    Investigação: Genes que permitem a ecolocação em morcegos e golfinhos sofreram as mesmas mutações
    O fenómeno revela pela primeira vez que a convergência evolutiva pode ser, além de morfológica, também genética. Por outro lado, estes resultados sugerem que a evolução da audição de frequências elevadas só pode ocorrer de um número limitado de formas, talvez mesmo apenas de uma.

    A convergência evolutiva é a evolução de características semelhantes em organismos diferentes, de forma paralela, como resposta a estímulos ambientais idênticos. Até agora, julgava-se que se tratava de um fenómeno possível apenas a nível morfológico, exemplificado pelas presas comuns a elefantes e as morsas ou pela bioluminescência de pirilampos e medusas.

    Segundo explica Stephem Rossiter, da "Queen Mary’s School of Biological and Chemical Sciences", no Reino Unido “É [um fenómeno] comum à escala morfológica mas assume-se que não ocorre ao nível do DNA porque há muitas maneiras diferentes de chegar à mesma solução”.

    No entanto, dois estudos recentemente publicados na revista Current Biology, vêm pela primeira vez dar conta da ocorrência de convergência a nível genético. Com efeito, cientistas britânicos chegaram à conclusão que a evolução da capacidade de ecolocação nos golfinhos e morcegos, seguiu caminhos evolutivos paralelos, através das mesmas mutações.

    A ecolocação é um sentido exclusivo de alguns animais, que lhes permite detectar as presas através da emissão de sons de elevada frequência e análise do seu eco. A capacidade de ecolocalizar passa pelo movimento com o som de pequenos pelos no interior dos ouvidos, cujo desempenho é determinado por uma proteína – prestina – codificada por um gene com o mesmo nome.

    Os trabalhos agora publicados revelam que o gene da prestina sofreu as mesmas mutações em ambos golfinhos e morcegos, como explica Stephen Rossiter,“Detectámos o mesmo conjunto de alterações dos aminoácidos nos dois grupos que evoluíram em paralelo, de forma convergente”.

    Para além do mais, em ambos os casos se encontraram provas de que as ditas alterações foram positivamente seleccionadas, sugerindo que são essenciais para a ecolocação que, aparentemente, apenas pode evoluir de um número limitado de formas, talvez mesmo apenas de uma.

    Fonte: news.bbc.co.uk

    Leituras Adicionais

    Golfinhos, companheiros tradicionais dos humanos

    Caçadores da noite

    Documentos Recomendados

    Comunicação acústica nos Cetáceos

    Utilização dos sons pelas grandes baleias
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 13:01