BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Projecto Biomares contribui para registo 220 novas espécies

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    22022010

    Projecto Biomares contribui para registo 220 novas espécies Empty Projecto Biomares contribui para registo 220 novas espécies

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=15371&bl=1

    Projecto Biomares contribui para o registo de 220 novas espécies na Arrábida
    No Ano Internacional da Biodiversidade (2010), o projecto Biomares, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), contribui com a adição de 220 novos registos de espécies para o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha (Arrábida).

    A monitorização que o Projecto LIFE Biomares tem realizado no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha desde 2007, veio acrescentar 220 novas espécies à já longa lista de registos dentro do Parque Marinho. Este acréscimo vem confirmar mais uma vez, a importância desta região como “hot spot” da biodiversidade, e eleva para 1320 o número de espécies registadas para o local.

    Este acréscimo inclui, entre outros 37 espécies de peixes, 21 espécies de crustáceos, 21 espécies de bivalves, 76 espécies de poliquetas, e 4 espécies de equinodermes. É de realçar que das 37 espécies de peixes, 11 são elasmobrânquios. Os peixes deste grupo, que inclui as raias e tubarões, têm características biológicas que os tornam particularmente vulneráveis à sobrepesca.

    Duas das espécies que constam nos novos registos, o cação-liso, Mustelus mustelus e o cação-perna-de-moça, Galeorhinus galeus, são mencionados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do IUCN com o estatuto de ‘Vulnerável’. Uma terceira espécie, a raia-branca, Rostroraja alba, está mencionada com o estatuto de “Em perigo”. Muitas outras espécies observadas no Parque têm elevado valor comercial, como o tamboril (Lophius piscatorius) e o pregado (Psetta máxima), e cuja protecção ganha hoje em dia particular importância devido aos indícios de declínio destas populações.

    O projecto Biomares (BIOMARES - LIFE06 NAT P 192 - Restoration and Management of Biodiversity in the Marine Park Site Arrábida-Espichel) tem desenvolvido diversas actividades que visam a recuperação e gestão da biodiversidade no Parque Marinho Luiz Saldanha. Esta zona costeira, integrada no Parque Natural da Arrábida, está hoje sob diversas medidas de protecção (Resolução Cons. Min. Nº 141/2005, de 23 de Agosto) devido à sua riqueza ecológica.



    Leituras Adicionais

    Equinodermes

    Fauna das Profundidades Marinhas


    Documentos Recomendados

    PORTUGAL E O MAR - IMPORTÂNCIA DA OCEANOGRAFIA PARA PORTUGAL

    Primeiro registro de Puffinus tenuirostris (Temminck, 1835) para o Oceano Atlântico
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 11:25