BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    CIIMAR celebra 10 anos de actividade

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    01032010

    CIIMAR celebra 10 anos de actividade Empty CIIMAR celebra 10 anos de actividade

    Mensagem por Varicela

    http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=4242

    CIIMAR celebra 10 anos de actividade

    O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, celebra esta segunda-feira, dia 1 de Março, dez anos de actividade. Para assinalar a data, os laboratórios da sede do centro (Rua dos Bragas, à Faculdade de Direito) estarão abertos à população a partir das 11 horas. Será uma excelente oportunidade para conhecer de perto os projectos ali desenvolvidos nas áreas das Ciências Marinhas e Ambientais.

    Criado no ano 2000, o CIIMAR lidera alguns dos mais importantes projectos científicos a nível nacional, em campos fundamentais como a Toxicologia Ambiental, Biologia e Biotecnologia Marinhas, Aquacultura, Ecologia e a Biodiversidade. Para isso, conta com uma equipa de 150 investigadores altamente qualificados, na sua grande maioria ligados à Faculdade de Ciências (FCUP) e ao Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da U.Porto.

    Da década de vida que agora se comemora, destaca-se a estreita cooperação que o centro tem dinamizado com várias instituições científicas portuguesas em processos de transferência de tecnologia. O caso mais paradigmático é o laboratório associado CIMAR - o maior centro de investigação portuguesa na área da investigação marinha -, resultante da parceria entre o CIIMAR e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.

    Uma cooperação que deverá ser alargada aquando da transferência dos laboratórios do CIIMAR para o futuro Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. É ali que vai ganhando forma o novo cluster regional do Norte para o sector do Mar, promovido pela U.Porto, CCDRN, Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e Câmara Municipal de Matosinhos.
    Em dia de festa, não será por fim esquecido o papel assumido pelo CIIMAR ao nível da divulgação científica. Nesse sentido, será inaugurada a exposição "Há pesca em Vila do Conde", organizada em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde. Também na segunda-feira, entra em funcionamento o renovado site do centro em http://www.ciimar.up.pt.
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 14:32