BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Plantação de Árvores Autóctones - Serra da Estrela

    Linik
    Linik
    Admin

    Número de Mensagens : 1258
    09012009

    Plantação de Árvores Autóctones - Serra da Estrela Empty Plantação de Árvores Autóctones - Serra da Estrela

    Mensagem por Linik

    Plantação de Árvores Autóctones - Serra da Estrela Mata_112
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Dolly_o_regresso

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 15:22 por Dolly_o_regresso

    E tu? já plantaste a tua árvore autóctone hj? Razz
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 15:25 por Linik

    Eu hj não plantei, mas ja plantei mtas noutros dias Razz

    Plantar uma árvore autóctone por dia... não sabes o bem que te fazia!

    Very Happy Laughing
    bruniliana

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 16:12 por bruniliana

    Por acaso nessa altura deve ainda haver neve na Serra, não? Smile Nunca fui à Serra da Estrela (what a shame...) e nunca vi neve... Era fantástico, é pena ser na época de exames... Sad
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 16:19 por Linik

    Época de exames? onde? lol
    É provável k tenha neve... E gostava de ir, pk apesar de ter ido 4 ou 5 vezes la... uma tinha mta neve e tinha prai 4 anos... a ultima so tinha praticamente gelo.... o que tornou a experiencia de esquiar na serra da estrela EXTREMAMENTE agradavel O.o AU!

    ...por ixo axo k a cadeira a k tenho exame nexe dia ja esta arrumada nesta fase Razz

    Se não tiver exame... a probabilidade de la tar é bem gd Razz
    avatar

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 19:51 por Convidad

    bruniliana escreveu:Por acaso nessa altura deve ainda haver neve na Serra, não? Smile Nunca fui à Serra da Estrela (what a shame...) e nunca vi neve... Era fantástico, é pena ser na época de exames... Sad

    faço mnhs as palavras da Dra.
    se me permitir é claro;)
    Exaurido

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 20:46 por Exaurido

    eu tenho uma pergunta:
    o k é uma arvore autóctone?
    bruniliana

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 20:57 por bruniliana

    EXAURIDO escreveu:eu tenho uma pergunta:
    o k é uma arvore autóctone?
    Uma árvore autóctone é uma árvore característica da região... Nativa, vá.
    JN

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:08 por JN

    n é definitivamente um eucalipto.........
    bruniliana

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:16 por bruniliana

    Não deve também ser uma acácia... Razz
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:20 por Linik

    --- JN, fds, nao sabes falar/comentar? ---

    Plantas autóctones

    As plantas autóctones são aquelas que são originárias de uma área específica e onde vivem há já muitas gerações. Também são conhecidas por plantas indígenas, espontâneas ou nativas.

    As plantas espontâneas crescem em comunidades com outras espécies vegetais e animais, providenciando protecção e alimento.

    Estas plantas estão adaptadas a resistir a um dado solo e condições climáticas e desenvolveram defesas naturais a pragas e doenças. Por isso, são plantas muito resistentes, vigorosas e adaptadas ao meio.

    Se em Portugal existisse uma paisagem natural virgem formada pela vegetação espontânea, os carvalhos (género Quercus), seriam as árvores que predominariam. Alguns exemplos de vegetação autóctone portuguesa são as seguintes espécies: tipos de carvalhos (sobreiro, azinheira, carvalho roble ou alvarinho, carvalho negral, carvalho cerquinho ou português, carrasco), amieiro, ulmeiro, lodão bastardo, freixo, alguns choupos, giesta, rosmaninho, alecrim, esteva, aroeira, zambujeiro, medronheiro, folhado, zimbro, loureiro, pilriteiro, palmeira das vassouras, urze, entre outras.

    No Seixal é possível vislumbrar ainda alguma dessa vegetação autóctone, como sejam os sobreiros, zambujeiros, alfarrobeiras, medronheiros, folhados, urzes, aroeiras e carrascos.

    Estas plantas estão adaptadas ao nosso clima, caracterizado por Verões quentes, longos e secos, e Invernos temperados e amenos, onde as precipitações ocorrem principalmente na Primavera e em menor quantidade no Outono.

    Pronto! Basta cuscar no google... se bem que isso se dá em algumas cadeiras muito fixes... Razz
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:23 por Linik

    P.S.: Eucalipto e Acácias são autóctones... na terra deles! Cá são especies exóticas...
    JN

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:36 por JN

    talvez por me apagares os posts kdo eu tou a falar a serio... se eu tou em Portugal o eucalipto n é uma especie autoctone... deviam era arranjar camionetas pa levar o ppl para la...
    Cumole Flácido e Peludo

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:39 por Cumole Flácido e Peludo

    Quem ainda não teve AFV pode? xD

    Agora a sério estou realmente interessado mas tenho duas perguntas que se me pudesses responder Linik agradecia Smile

    1- Eu tenho exame dia 16 na época de recurso e não sei ainda se posso ir sem fazer o exame na época normal 1º. Posso inscrever até quando?
    2- O transporte é fornecido pela FAPAS? xD

    Obrigado


    Última edição por Cumole fp em Sex 09 Jan 2009, 22:02, editado 1 vez(es)
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 21:47 por Linik

    [Jn, sabes k às vezes não é facil saber se tas a falar a sério! Wink]

    Vou falar ao responsável e dpx respondo a essas dúvidas Wink

    Mas axo k o transporte não é fornecido pelo Fapas...

    Wink
    Cumole Flácido e Peludo

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 22:04 por Cumole Flácido e Peludo

    Linik escreveu:Mas axo k o transporte não é fornecido pelo Fapas...

    Wink

    Isso pode significar um problema para alguns de nós não é? Laughing Só se alguns dos nossos magníficos Doutores forem e derem boleia aos desgraçados que não tem carta nem veículo de transporte! Laughing
    JN

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 22:07 por JN

    o prof. paulo santos deve ir e ele é mt fixe, arranjará certamente soluçao...
    Linik

    Mensagem Sex 09 Jan 2009, 22:09 por Linik

    Não sei se ele vai, mas foi ele k pediu pra divulgar Wink

    Ja mandei um mail ao FAPAS, depois ponho aqui mais info Wink

    Depois então os interessados já podem discutir com mais bases Razz
    bruniliana

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 01:57 por bruniliana

    Linik escreveu:P.S.: Eucalipto e Acácias são autóctones... na terra deles! Cá são especies exóticas...
    Cá são espécies invasoras! Estão por todos os lados, ocupados a destruir toda a fauna e flora autóctone!

    Malvadas! Evil or Very Mad
    Linik

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 10:22 por Linik

    O eucalipto, pla maioria das pessoas é considerado exótico...mas não invasor... Toda a gente sabe os seus usos. As acácias...era quem as exterminasse mesmo!
    Basta ver esta lista para ter uma ideia... As primeiras 8 são espécies de acácias! Neutral

    ==> Lista de espécies de plantas invasoras em Portugal Continental

    São as acácias nas florestas e os chorões nas dunas Laughing
    bruniliana

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 13:52 por bruniliana

    Sim, mas os eucaliptos roubam imensa água às nossas árvores e, numa zona em reflorestação, depois de um incêndio por exemplo, os eucaliptos dominam por completo porque têm um crescimento muito mais rápido do que as outras espécies! Isso não só muda completamente a flora da zona como também, obviamente, altera a fauna, e prejudica a biodiversidade!

    Acho que seria melhor aproveitar e exterminar também os eucaliptos. Razz Penso que madeira deles não é utilizada pela indústria madeireira porque é uma madeira muito frágil. :S São úteis, talvez para fazer aquelas vaporizações quando estamos constipados... xD
    JN

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 14:01 por JN

    é das arvores mais uteis economicamente...por isso é k n é atacada...celulose e papel...
    Exaurido

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 14:21 por Exaurido

    deviam era por os eucaliptos tds numa zona so sp para eucaliptos.
    tipo zonas controladas para empedir k eles se propaguem muito, e impessam que as especies naturais se desenvolvam!!
    quanto aos xoroes... sempre k vao a praia arranquem um ou dois, k ja podem dizer k estao a contribuir para o seu desaparecimento em portugal XD
    Linik

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 15:18 por Linik

    Ai Exaurido, tu não tas a ver como são os xorões! Laughing Arrancas o que está à superfície... mas o xorão em si continua lá e além de se recompor rapidamente ainda cresce é mais! E tb há as pessoas que acham bonito levar para casa e plantar no jardim lol
    Isso de uma zona só para eucaliptos... nem quero imaginar... se já existem eucaliptais enormes... imaginar tudo junto... acho que se formava uma coisa próxima de um deserto gigantesco, em termos de biodiversidade lol os incêndios gigantescos que isso provocaria... Não me parece boa ideia formar uma 'Micro-Austrália' em Portugal Razz
    bruniliana

    Mensagem Sáb 10 Jan 2009, 15:37 por bruniliana

    JN escreveu:é das arvores mais uteis economicamente...por isso é k n é atacada...celulose e papel...
    É uma pena que tudo o que importa neste país, tudo o que leva a uma acção, seja impulsionado por economia. É triste.

    Mensagem  por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 06:22