BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    " Quando os cromossomas acertam o passo"

    Romana
    Romana

    Número de Mensagens : 20871
    13092009

    " Quando os cromossomas acertam o passo" Empty " Quando os cromossomas acertam o passo"

    Mensagem por Romana

    Investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular (Helder Maiato, Irina Matos e António Pereira, na fotografia) em colaboração com a Universidade da Carolina do Norte, desenvolveram um estudo onde apresentam um inovador modelo mecânico que explica o processo de divisão das células.

    A divisão celular exige a precisão e a coordenação de uma peça musical. Se não houver sincronia na segregação de cromossomas, podem resultar desequilíbrios presentes na maioria dos cancros e em casos de trissomia 21.

    Este trabalho foi capa da revista “The Journal of Cell Biology” e evidenciado no editorial da mesma.

    O sucesso e fiabilidade da divisão celular dependem da existência de uma estrutura dinâmica composta por pequenas fibras capazes de exercer força sobre os cromossomas separando-os de uma forma igual entre duas células filhas. O mecanismo que mantém essas forças uniformes entre todas as fibras era até agora desconhecido.

    Recorrendo a técnicas de biologia molecular e microscopia avançada os investigadores conseguiram perturbar o normal funcionamento das fibras em células animais, verificando que esta afectava a sincronia no movimento de segregação de cromossomas.

    Em resultado deste estudo foi desenvolvido um modelo matemático que explica como as forças envolvidas são equilibradas antes dos cromossomas serem segregados.

    Este estudo vem assim dar um contributo para a compreensão e análise da divisão celular e de doenças a ela associadas. JB / IBMC

    FONTE
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 15:28