BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Nova espécie de búzio descoberta no Algarve

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    15122009

    Nova espécie de búzio descoberta no Algarve Empty Nova espécie de búzio descoberta no Algarve

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=12843&bl=1

    Nova espécie de búzio descoberta no Algarve
    O achado é da autoria de um biólogo do Centro de Ciências do Mar do Algarve, e teve lugar durante o trabalho de campo de um projecto de inventário da vida marinha da costa Algarvia. A espécie Fusinus albacarinoides sp. nov. tem 20mm de comprimento e 8 mm de diâmetro pertencendo a uma família bem representada no Mediterrâneo.

    No decorrer do trabalho de campo do projecto RENSUB – “Cartografia das comunidades marinha da costa Algarvia dos 0 aos 30m” o biólogo Carlos Afonso, do Centro de Ciências do Mar, descobriu uma nova espécie de gastrópode - Fusinus albacarinoides sp. nov..

    O búzio agora descrito pela primeira vez tem cerca de 20mm de comprimento e 8 mm de diâmetro e apresenta uma concha castanho-avermelhada. Trata-se de uma espécie que vive agarrada às rochas entre 14 e 22 metros de profundidade e que não é edível, pertencendo à família Fasciolariidae, amplamente distribuída pelos mares tropicais e subtropicais. Apesar de o género a que pertence a nova espécie se encontrar bem representado no Mediterrâneo – com 15 espécies - no Algarve apenas foram confirmadas 2-3 espécies.

    O projecto RENSUB já identificou 1272 das quais 32 foram registadas pela primeira vez em Portugal. Trata-se do maior inventário de espécies Marinhas do Algarve e um dos maiores a nível nacional, essencial para uma adequada gestão costeira, identificando os locais menos sensíveis onde se devem concentrar actividade como as dragagens.



    Fonte: CCMAR – CI



    Documentos Recomendados

    PORTUGAL E O MAR - IMPORTÂNCIA DA OCEANOGRAFIA PARA PORTUGAL

    Diversidade de peixes em enclaves do infralitoral na zona intertidal da costa Alentejana
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 13:23