BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


Descoberta espécie de peixe que “amamenta” a prole

Compartilhe
avatar
Varicela

Número de Mensagens : 853
11102010

Descoberta espécie de peixe que “amamenta” a prole

Mensagem por Varicela

ver foto aqui http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=24771&bl=1

Descoberta espécie de peixe que “amamenta” a prole
Zoarces viviparus ocorre em águas costeiras desde o Canal da Mancha ao Mar Báltico e Norte do Mar Branco e alimenta os embriões no seu interior com folículos produzidos pelos ovários, o que lhe permite prolongar a gestação para além do normal, dando à luz pequenos peixes já totalmente desenvolvidos.

A maioria dos peixes reproduz-se através de ovos que são depositados no meio ambiente em condições ideais ao desenvolvimento do embrião, mas há algumas excepções, com algumas espécies a darem à luz pequenos peixes totalmente desenvolvidos.

Entre estas espécies há uma em particular que sempre intrigou os cientistas. Com efeito, a Zoarces viviparus, que ocorre nas águas costeiras do canal da Mancha ao Mar Báltico e Norte do Mar Branco, é uma espécie vivípara que prolonga a gestação para além do que é normal atingindo os 6 meses.

Até agora desconhecia-se o que permitia às fêmeas desta espécie ter uma gestação tão longa, mecanismo que foi agora descoberto por cientistas dinamarqueses, que revelam que a reprodução deste peixe é singular na medida em que a progenitora “amamenta” a prole ainda dentro do seu organismo.

Com efeito, os investigadores da Universidade de Copenhaga descobriram que, após o esgotamento dos recursos nutritivos do ovo, cada pequeno embrião estabelece uma estreita ligação com um folículo produzido pelo ovário materno que lhe fornece alimento e oxigénio até ao final da gestação.

Este fenómeno, embora de natureza distinta, tem algumas semelhanças com a “amamentação” que é característica exclusiva dos mamíferos e que permite às fêmeas continuar a alimentar as crias com o seu leite produzido pelas glândulas mamárias já depois do seu nascimento.

Fonte: news.bbc.co.uk/earth

Leituras Adicionais

Acidificação dos oceanos pode conduzir a um aumento da mortalidade das larvas de peixe

Cavalos-marinhos, peixes inesperados

Documentos Recomendados

Edad, crecimiento y reproducción de Gobio gobio L. (Pisces, Cyprinidae) en un tramo regulado del río Segura (SE España)

Shared Resources: Issues of Governance
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


    Data/hora atual: Sab 25 Nov 2017, 03:59