BIOLOGICUS FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
BIOLOGICUS FORUM

Forum de Estudantes de Biologia da Universidade do Porto


    Descoberto o parente mais antigo dos dinossáurios

    Varicela
    Varicela

    Número de Mensagens : 853
    05032010

    Descoberto o parente mais antigo dos dinossáurios Empty Descoberto o parente mais antigo dos dinossáurios

    Mensagem por Varicela

    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=16210&bl=1

    Descoberto o parente mais antigo dos dinossáurios
    Os fósseis de Asilisaurus kongwe, com 240 milhões de anos, foram descobertos na Tanzânia por investigadores americanos e sugerem que os dinossáurios podem ser evoluído 10 milhões de anos mais cedo do que se pensava até agora.

    Os fósseis de dinossáurios mais antigos datam de há 230 milhões anos, mas a descoberta recente de fósseis de uma espécie aparentada deste grupo de répteis sugere que podem ser aparecido 10 milhões de anos antes.

    Paleontólogos americanos liderados por Sterling Nesbitt, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, publicaram na Nature a análise de um conjunto de fósseis de indivíduos da mesma espécie descobertos na Tanzânia, que permitiram reconstruir o esqueleto daquele que é o parente dos dinossáurios mais antigo que se conhece.

    Denominado Asilisaurus kongwe, este réptil tipo-dinossáurio terá pertencido a uma linhagem – os silessáurios - que evoluiu paralelamente aos dinossáurios a partir de um ancestral comum que terá vivido há 240 milhões de anos.

    A espécie recém-descoberta media 0,5-1m de altura, 1-3m de comprimento e terá pesado entre 10 e 30kg. Eram animais quadrúpedes que possuíam bicos e que alimentariam de animais mas também de plantas, segundo indicam os seus dentes típicos de herbívoros.

    Os silissáurios terão convivido com os dinossáurios no Triássico, entre há 250 e 220 milhões de anos, mas ao contrário destes, o seu sucesso evolutivo foi limitado, tendo-se extinguido 45 milhões de anos depois de terem evoluído, ao contrário dos dinossáurios que habitaram a Terra durante 165 milhões de anos.

    No mesmo local onde foram desoCbertos os fósseis de Asilisaurus kongwe foram também encontrados restos fossilizados de crocodilos primitivos o que, segundo os autores do artigo da Nature, sugere que a diversificação dos animais parentes dos crocodilos e das aves foi mais rápida e terá ocorrido mais cedo do que se pensava.

    Fontes: news.bbc.co.uk e www.elmundo.es

    Leituras Adicionais

    Na pegada dos Dinossauros

    O que extinguiu os dinossauros?

    Nova espécie fóssil é elo perdido na evolução dos pterodáctilos, répteis voadores

    Descoberto na China fóssil de dinossáurio com quatro asas cobertas de penas


    Documentos Recomendados

    Paleontologia - 1º ano de Licenciatura em Geologia

    Extinção e o Registro Fóssil
    Compartilhar este artigo em: reddit

    Nenhum comentário


      Data/hora atual: Seg 29 Abr 2024, 16:18